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Liderança da Apple em tablets sofre 1º recuo significativo

5 nov 2012 - 15h24
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A liderança da Apple no mercado de tablets sofreu sua primeira queda significativa no terceiro trimestre de 2012, apontaram estimativas da empresa de análises IDC. De acordo com o TechCrunch, a fatia da Apple nos tablets no período corresponde a 50,4% do mercado - no mesmo período do anos passado, a porcentagem era de 59,7%, e no segundo trimestre deste ano chegou a 65,5%.

Analistas acreditam que espera por iPad mini possa ter influenciado no resultado do período
Analistas acreditam que espera por iPad mini possa ter influenciado no resultado do período
Foto: Reuters

Enquanto isso, Samsung e Amazon registraram crescimento: a marca coreana chegou aos 18,4% do mercado no terceiro trimestre de 2012 (no mesmo período de 2011 detinha somente 6,5%), e a fabricante do Kindle já detém uma fatia de 9%. O saldo positivo da Samsung foi turbinado pelo lançamento dos tablets Galaxy Tab e Galaxy Note 10.1; já a Amazon teve reforços ao lançar o Kindle Fire de sete polegadas e modelos Kindle Fire HD e 7 e 8,9 polegadas.

"A Samsung aproveitou uma oportunidade no segundo trimestre", afirma Ryan Reith, um dos gerentes da IDC. "A empresa oferece uma ampla gama de ofertas de tablet em cores e tamanhos de tela múltiplos, o que claramente resultou em mais compradores neste trimestre. Seu crescimento para 18,4% do mercado em todo o mundo durante o período representa a primeira vez que um concorrente atingiu este nível de participação desde o lançamento original do iPad", apontou.

Analistas acreditam que parte do recuo da Apple no segmento foi causado pela expectativa que antecedeu a apresentação do iPad mini. "Acreditamos que uma porcentagem considerável de consumidores interessados em comprar um tablet da Apple ficou de fora do terceiro trimestre em antecipação a um anúncio sobre o novo iPad mini" observa Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.

A expexctativa é de que o desempenho da Apple melhore no quarto trimestre, embora o preço final do iPad mini, na faixa dos US$ 329, seja considerado relativamente alto em relação a outras opções disponíveis no mercado, podendo abrir ainda mais espaço para concorrentes, principalmente dispostivos Android.

"Os concorrentes estão aumentando a pressão sobre liderança da Apple no mercado", diz Reith, lembrando que o lançamento do Surface, tablet da Microsoft, irá acirrar ainda mais a disputa no segmento. "Com a recente introdução de tablets com Windows 8 e Windows RT, os consumidores têm agora uma terceira opção de plataforma para escolher. No entanto, o preço é um dos pontos críticos entre tablets, e a Microsoft e seus parceiros terão o desafio de ganhar uma parte da carteira do consumidores com preços a partir dos US$ 500", analisa o gerente.

Fonte: Terra
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