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Marcelo Tas e diretor do Terra falam sobre conteúdo multi-telas

9 mai 2013 - 20h03
(atualizado às 20h12)
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O diretor de Inteligência de Mercado do Terra, Marcelo Coutinho, participou ao lado do apresentador Marcelo Tas de uma palestra a respeito das chamadas multi-telas, abordando as necessidades e capacidades do consumidor em utilizar TV, internet, celular e tablet praticamente simultaneamente. O painel foi realizado durante o segundo dia do evento ProXXIma, que reuniu profissionais da comunicação digital do País e do mundo.

Coutinho ainda destacou importância de conteúdo interativo para redes sociais
Coutinho ainda destacou importância de conteúdo interativo para redes sociais
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Para Coutinho a grande questão do tema é como fazer com que o conteúdo chegue ao consumidor de maneira completa e com qualidade. Para ele, a propaganda e o conteúdo editorial terá que se basear em três elementos.

"O alcance qualificado, ou seja, a quantidade absoluta de gente continua sendo importante, o volume de gente é importante, mas tem que qualificada. O segundo é que o conteúdo editorial ou comercial tem que fazer sentido em múltiplas telas, tem que pensar como o conteúdo vai fazer sentido no smartphone, tablet, TV. E por fim esse conteúdo em tem que ter interação e ser espalhado para redes sociais", afirmou o diretor do portal.

Para Coutinho, os profissionais podem encaminhar o conteúdo para uma mídia baseada ao redor do consumidor, no contexto de "uso do consumidor". Segundo ele, isso será um grande desafio para os veículos de comunicação e agências de publicidade. "Não adianta mais pensar o conteúdo simplesmente para essa tela pra depois adaptar pra outra tela", explicou.

Tas deu alguns exemplos da capacidade do consumidor e do respeito que é preciso ter com ele
Tas deu alguns exemplos da capacidade do consumidor e do respeito que é preciso ter com ele
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Tas concordou com Coutinho e, durante a palestra deu alguns exemplos da capacidade do consumidor e do respeito que é preciso ter com ele. "Não tenho consciência do horizonte que atingimos e as oportunidades que perdemos de atingir e poder imprimir na retina, no coração uma mensagem com mais cuidado", afirmou. "O molequinho (que assiste TV e se conecta na internet) não é bobo. Temos um público potencial e muito fiel. Trate bem esses caras, não os trate de qualquer jeito. Ele sabe muito bem porque está com olho na sua tela", lembrou o apresentador.

Segundo pesquisa mostrada por Coutinho, o brasileiro que se conecta em "duas telas", presta menos atenção na TV do que na internet. "A televisão está virando um rádio, mas isso não quer dizer que está perdendo importância. A web já é a principal mídia do País e seu consumo continuará crescendo à medida que a pessoa tiver mais telas para conectar e a explosão do crescimento se concentra no mobile", afirmou.

O diretor do Terra concluiu sua apresentação dizendo que o grande desafio do comunicador é pensar como o conteúdo vai passar de uma tela para outra, para não simplesmente pular de uma para outra. "É necessário ter o conteúdo que dialogue com várias telas", afirmou. "Temos que gerar atenção, que é o recurso mais escasso da economia".

Fonte: Terra
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