PUBLICIDADE

Microsoft investirá R$ 200 milhões em pesquisa e inovação no Brasil

7 nov 2012 - 18h58
(atualizado às 19h06)
Compartilhar

Nesta quarta-feira, a Microsoft anunciou que fará investimento de R$ 200 milhões no País para alavancar a competitividade nacional através da pesquisa e desenvolvimento locais - o anúncio foi feito em Brasília (DF) após audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O projeto está alinhado com o Programa TI Maior, lançado em agosto deste ano pelo governo para estimular o desenvolvimento de softwares no Brasil.

Entre as iniciativas previstas, a que mais se destaca é a instalação de um Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL, na sigla em inglês) da Microsoft Research no País, o quarto no mundo. O ATL Brasil combinará a capacidade local de inovação tecnológica e engenharia avançada com a expertise em pesquisa aplicada da Microsoft e de seus parceiros acadêmicos para expandir a produção de conhecimento de origem nacional.

De acordo com o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, as iniciativas estão alinhadas com a prioridade do governo de incentivar o desenvolvimento do País e gerar mais oportunidades na área de tecnologia da informação (TI). "Os projetos anunciados representam um investimento expressivo da Microsoft no Brasil e estão em sintonia com os objetivos traçados pelo Programa TI Maior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Estamos convictos de que essas iniciativas contribuem para tornar o País referência em tecnologia de ponta, a qual é fundamental para o aumento da competitividade nacional", afirmou Levy, de acordo com comunicado à imprensa feito pela Microsoft.

O foco do laboratório será em recuperação de informação e análise e entendimento de dados com a meta de desenvolver tecnologias que melhorem a experiência dos usuários em buscas. O cientista-chefe da Microsoft Research no mundo, Henrique (Rico) Malvar, disse que "temos um longo histórico de parcerias com pesquisadores acadêmicos no Brasil. Agora, com uma presença permanente no País, estamos comprometidos em promover colaborações de longo prazo nos âmbitos de ciências da computação, educação e pesquisa científica."

Entre as outras iniciativas estão a criação de uma empresa de investimentos no Brasil, a fundação de uma aceleradora de negócios focada em startups, e a abertura de um centro de desenvolvimento da plataforma de busca da Microsoft (Bing). De acordo com Malvar, existem planos de compartilhar o conhecimento gerado no ATL Brasil com as empresas emergentes apoiadas pela aceleradora. Também foi confirmado o estabelecimento de um centro de desenvolvimento do Bing, plataforma de buscas da Microsoft, no País.

A companhia ainda firmou compromisso com a revitalização do edifício Barão de Mauá, que é patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro e será o local a abrigar todos os projetos anunciados.

"As iniciativas anunciadas gerarão mais de 100 empregos diretos, que contemplam pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores. Como o objetivo maior é promover a inovação, nossa expectativa é de que estas oportunidades se multipliquem ao longo de toda cadeia de valor, impactando milhares de profissionais.", destacou Levy.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade