0

Microsoft quer construir 1º data center neutro em carbono

22 nov 2012
08h18

A Microsoft pretende construir o primeiro data center neutro em emissão de carbono. A planta será instalada em Cheyenne, no Estado americano de Wyoming. O objetivo do projeto de US$ 5,5 milhões é estudar novos métodos para proporcionar energia limpa e eficiente para outros centros de dados. Depois de um teste de 18 meses, a Microsoft vai doar o data center para a cidade e para a Universidade de Wyoming.

Pesquisa quer demonstrar uso de energia sustentável para alimentar data centers, como o que a companhia tem em Chicago
Pesquisa quer demonstrar uso de energia sustentável para alimentar data centers, como o que a companhia tem em Chicago
Foto: Microsoft/McShane Flane Studios / Divulgação

Galeria de fotos: Google mostra pela 1ª vez seus data centers pelo mundo; conheça

O data center vai utilizar o biogás liberado por plantas de tratamento de esgoto, fazendas e aterros. O data center vai funcionar totalmente independente da rede elétrica local. Um sistema de tubos irá extrair o metano do esgoto, limpá-lo e alimentar uma célula de combustível. Essa célula transforma quimicamente o biogás em energia elétrica.

Se o piloto for bem-sucedido, a Microsoft espera demonstrar o potencial de reciclagem e o uso de biogás natural como o metano para transformá-lo em energia renovável. "Esse projeto vai estudar novos métodos para fornecer uma fonte de energia estável, limpa, escalável e economicamente eficiente para os centros de dados, que poderia se tornar uma das melhores práticas para o uso por outras indústrias no futuro também", escreveu o gerente de pesquisa Sean James em um post no blog da companhia.

Fonte: Terra
publicidade