PUBLICIDADE

Nos EUA, RIM premia melhores aplicativos para BlackBerry

4 mai 2011 - 15h05
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Emily Canto Nunes
Direto de Orlando

Na manhã desta quarta-feira, Jeff McDowell, vice-presidente sênior de negócios e marketing da RIM anunciou os ganhadores do Wireless Achievement Awards, prêmio que reconhece os desenvolvedores e clientes da RIM que se destacaram por seus aplicativos. Os ganhadores de cada categoria criaram "Super Apps", conceito utilizado pela empresa para os aplicativos que são integrados às funcionalidades dos smartphones BlackBerry e que possibilitam ao usuário que ele faça um melhor uso da capacidade de multitarefas do aparelho. Em cada categoria, havia três finalistas.

Esta é a 10ª edição do BlackBerry World, que antes se chamava WES - Westside Express Service
Esta é a 10ª edição do BlackBerry World, que antes se chamava WES - Westside Express Service
Foto: Emily Canto Nunes / Terra

Na categoria de "Inovação para o setor privado", a vencedora foi a UPMC, uma empresa global de soluções voltadas à saúde, com sede na Pensilvânia, com o case desenvolvido em um de seus 20 hospitais, o UPMC Mercy, em Pitsburgo. Eles desenvolveram um aplicativo voltado às enfermeiras, médicos e demais profissionais de saúde chamado SmartRoom. Interligado ao EMR do paciente, que se trata do registro computadorizado das informações de um paciente, o SmartRoom envia informações vitais, atribuições e tarefas de cada profissional para as telas de suas salas e também de seus smartphones BlackBerry.

Já na categoria "Inovação no setor público", o vencedor foi o serviço de polícia do município canadense de Chatham-Kent, desenvolvido em parceria com a Mobile Innovations - uma empresa do programa de parceria da RIM, o BlackBerry Alliance Sumitt. O aplicativo criado a partir de soluções da própria Black Berry (BlackBerry Smart Card Reader e SafeNet Smart Card technology) ajudará os policiais a ficarem menos tempo em frente ao computador. Graças ao app, todo o serviço de polícia da cidade terá acesso aos registros de criminosos, da localização de oficiais e a possibilidade de registrar uma ocorrência no local em seus smartphones.

O vencedor da categoria "Impacto no negócio" foi a Chiesi, uma empresa farmacêutica italiana, que desenvolveu com a TechMobile um aplicativo que coleta informações dos pacientes. O app foi criada para provar a eficácia de um medicamento específico para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em um estudo feito com dois mil pacientes em 19 países. Através de um smartphone BlackBerry, os pacientes respodem a um questionário sobre seus sintomas diários e esses dados são coletados automaticamente por um sistema central.

Por fim, na recém-criada categoria "Attendee Choice Award", para parceiros da RIM, em que os participantes do evento puderam votar o vencedor foi o aplicativo da Delta, uma companhia área dos Estados Unidos. O aplicativo permite que os passageiros da Delta façam check-in pelo seu smartphone BlackBerry, salvem seu cartão de embarque, veja o horário dos voos, entre outros.

Os vencedores ganham um sem número de prêmios da própria BlackBerry, como smartphones, pacotes de soluções corporativas e de segurança.

A jornalista participa do BlackBerry World a convite da RIM.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade