PUBLICIDADE

Novidades do iOS 6 ameaçam desenvolvedores de aplicativos

12 jun 2012 - 13h15
(atualizado às 13h28)
Compartilhar

Na última segunda-feira, primeiro dia da Worldwide Developers Conference, a Apple mostrou uma série de novidades no iOS 6. Muitos destes upgrades certamente facilitarão a vida dos usuários de iPhones e iPads, mas - como destaca o site Tech Crunch - várias destas novas funções concorrem diretamente com desenvolvedores que criam apps para a plataforma iOS. Confira as análises do site.

O vice-presidente do iOS, Scott Forstall, apresentou as novidades que vem com o iOS 6 na WWDC nesta segunda-feira, como o aplicativo de navegação GPS passo-a-passo
O vice-presidente do iOS, Scott Forstall, apresentou as novidades que vem com o iOS 6 na WWDC nesta segunda-feira, como o aplicativo de navegação GPS passo-a-passo
Foto: Reuters

Aplicativos de navegação passo-a-passo

O Google é, sem dúvida, o maior prejudicado com o trabalho duro da Apple em cima de sua própria ferramenta Maps, porém, outros aplicativos de navegação passo-a-passo também podem sair lesados, já que a Apple passa a incluir este tipo de funcionalidade gratuitamente no iOS 6. Desenvolvedores de apps como Garmin e TomTom, líderes na navegação passo-a-passo por GPS, que hoje vendem aplicativos com valores em torno de US$ 50 na Apple Store, já sentem a pressão de empresas menores que estão lançando serviços gratuitos - e é ainda mais difícil imaginar alguém comprando tais apps quando se tem uma opção gratuita vinda da própria Apple.

Programas de pagamento e fidelidade

O lançamento do recurso PassBook permitirá que consumidores reúnam cupons, créditos, tíquetes, pontos e afins em um único local - com possibilidades que vão de passagens aéreas a ingressos para o cinema. Ponto para a Maçã em relação ao consumidor, já que não existe muita variedade de apps deste tipo. Porém, a Apple terá de convencer desenvolvedores, empresas e comerciantes a utilizarem o seu aplicativo em detrimento de apps próprios.

Aplicativos de leitura offline e bookmarking

Os novos recursos para leitura offline no iOS 6 permitirão armazenar sites inteiros, e não somente links específicos. Isso pode desbancar a utilidade de aplicativos como o Instapaper, por exemplo.

Compartilhamento privado de fotos

As funcionalidades que a Apple anunciou para compartilhar imagens não devem afetar muito aplicativos como os Instagrams da vida. Mas podem gerar dor de cabeça para desenvolvedores focados em compartilhamento de fotos que permitem regular a privacidade. A renovação dos álbuns no iOS 6 permite compartilhar imagens, comentários de outros usuários nelas e ainda determinar que fotos devem ser disponibilizadas somente para um grupo específico de pessoas. Além de ameaçar apps como o 1000Memories, os upgrades também podem "roubar" usuários de serviços como o Dropbox, onde muita gente costuma compartilhar pastas de fotos somente com determinados contatos.

Aplicativos mobile para chamadas com vídeo

Incialmente, o app FaceTime só funcionava entre dispositivos da Apple e através de conexão Wi-Fi, o que gerou retorno positivo para programas como o Skype. Mas parte deste problema foi resolvido: a partir de agora, o FaceTime passa a acessar também redes de telefonia móvel para efetuar ligações com vídeo. Ao menos, aplicativos como o Skype ainda mantém o diferencial de serem multiplataforma, funcionando tanto em iOS, quanto Android e Windows.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade