PUBLICIDADE

Pesquisa: Nokia ainda é líder isolada na venda de smartphones

19 mai 2011 - 12h11
(atualizado às 12h14)
Compartilhar

Durante o primeiro trimestre de 2011, foram vendidos 427,8 milhões de celulares em todo o mundo, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2010. O número faz parte da pesquisa do Gartner divulgada nesta quinta-feira e que ainda revela que o mercado de smartphones continuam a crescer.

Nokia ainda é líder entre as fabricantes no mercado de smartphones de acordo com pesquisa do Gartner
Nokia ainda é líder entre as fabricantes no mercado de smartphones de acordo com pesquisa do Gartner
Foto: Divulgação

Segundo o Gartner, a venda de smartphones representou 23,6% do total de aparelhos vendidos no período, um aumento de 85% ano a ano, e a chegada de aparelhos intermediários (mais baratos) vai levar a uma aceleração na venda desse tipo de telefone. "A participação de smartphones poderia ser maior, mas os fabricantes anunciaram diversos aparelhos topo de linha no primeiro trimestre que só chegam às lojas no segundo trimestre de 2011. Acreditamos que muitos consumidores adiaram suas compras para esperar por esses modelos", disse Roberta Cozza, analista do Gartner, em um comunicado.

Entre os fabricantes de aparelhos, a Nokia continua na liderança, com 107,6 milhões de aparelhos vendidos. A finlandesa perdeu 5,5 pontos percentuais de participação de mercado em comparação ao mesmo período de 2010 e, de acordo com o Gartner, enfrenta desafios vindos dos concorrentes com Android e falta de suprimentos vindos do Japão, mas deve reduzir os preços dos aparelhos enquanto espera o lançamento do primeiro smartphone com Windows Phone 7, ainda este ano.

A segunda posição fica com a Samsung (68,8 milhões de aparelhos vendidos), seguida por LG (23,9 milhões), Apple (16,8 milhões) e RIM (13 milhões). O Gartner diz que a Apple dobrou a venda de iPhones em relação ao ano anterior, graças à venda do smartphone em 90 países e 186 operadoras.

Já entre os sistemas operacionais, Android, na primeira posição, e iOS, na terceira, dominam o cenário. Foram 13,2 milhões de Androids vendidos no primeiro trimestre (contra 5,2 no período em 2010, ou um salto de 9,6% de mercado para 36%) e 16,8 milhões de aparelhos com iOS (contra 8,3 milhões no ano anterior). O Symbian continua em segundo lugar e caindo (44% de mercado em 2011, 27,4% de mercado agora), com 27,5 milhões de unidades vendidas. A aliança da Nokia com a Microsoft para Windows Phone é considerada a grande notícia do período, assim como a aposentadoria do Symbian.

O Windows Phone 7 representa menos da metade de vendas de aparelhos com sistemas da Microsoft. O total divulgado pelo Gartner é de 3,6 milhões de aparelhos comercializados no período (3,6% de mercado), com apenas 1,6 milhão de unidades com o novo sistema operacional. A longo prazo, o Gartner acredita que o apoio da Nokia vá acelerar o crescimento do Windows Phone.

Fonte: Zumo Notícias
Compartilhar
Publicidade