PUBLICIDADE

Público confundiu Galaxy Tab com iPad, mostra estudo da Samsung

9 ago 2012 - 14h50
(atualizado às 14h55)
Compartilhar

Muitos consumidores confundiram o tablet Galaxy Tab, da Samsung, com o iPad, da Apple - é o que mostra estudo interno da empresa sul-coreana. Segundo o site CNET, o material com tais informações foi apresentado na quarta-feira pela Apple, como evidência, durante o corrente julgamento de patentes entre ambas as marcas, em San José, na Califórnia.

Relatórios internos da Samsung sobre comportamentos de consumo foram apresentados pela Apple durante o julgamento por patentes entre as duas marcas
Relatórios internos da Samsung sobre comportamentos de consumo foram apresentados pela Apple durante o julgamento por patentes entre as duas marcas
Foto: Reuters

Infográfico: Apple e Samsung se enfrentam no tribunal por patentes; entenda

De acordo com o estudo pago pela Samsung, mais da metade dos consumidores que viram o anúncio televisivo do Galaxy Tab pensaram que tratava-se de um dispositivo da Apple. A pesquisa ainda mostrou que somente 16% das pessoas ligaram o aparelho à Samsung, e que somente 11% dos consumidores relacionaram o Galaxy Tab à marca sul-coreana, enquanto 65% dos consumidores puderam ligar o iPad a Apple.

A análise de comportamento do consumidor, concluída em 2011, ainda diz que na época a Apple vinha crescendo em consistência, rivalizando diretamente com a Samsung como a fabricante mais lembrada pelo consumidor na categoria de dispositivos mobile, sendo que a marca do iPad liderava a preferência na intenção de compra. No segmento específico de tablets, o relatório mostrava que o modelo da Apple era "de longe" o mais reconhecido do mercado.

Outro relatório apresentado no julgamento revelou que em 2008 a Samsung já estava bastante consciente de que o iPhone estava reconstruindo o mercado de smartphones a partir de sua tecnologia de toque. O estudo, desenvolvido em parceria pela Samsung com um grupo chamado Gravitytank ilustrava o crescente domínio da Apple e do display touchscreen na mente dos consumidores.

A Apple usou ambos os estudos no julgamento como evidências de que a Samsung começou a copiar os dispositivos móveis da Apple. A marca sul-coreana sempre negou as acusações e continua afirmando que faz um trabalho de inovação de longa data, inclusive já tendo fornecido componetes para smartphones e tablets da própria Apple.

O julgamento Apple x Samsung
Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na California, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade