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Samsung passa Nokia em volume de vendas de smartphones

16 nov 2011 - 10h37
(atualizado às 10h51)
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Pela primeira vez, a Samsung ultrapassou a Nokia em volume de vendas de smartphones na Europa ocidental e na Ásia, segundo pesquisa divulgada pelo Gartner nesta terça-feira. O principal motivo seria o sucesso da linha Galaxy, com boa gama de modelos e preços, e que tem poucos concorrentes, de acordo como instituto que assina a pesquisa no terceiro trimestre deste ano.

Samsung Nexus, com versão mais atual do Android, a Ice Cream Sandwich, é o mais novo membro da linha Galaxy
Samsung Nexus, com versão mais atual do Android, a Ice Cream Sandwich, é o mais novo membro da linha Galaxy
Foto: Divulgação

A Nokia continuou com a medalha de ouro no segmento de dispositivos móveis, com 23,9% do mercado, o que seria atribuído ao bom desempenho dos telefones com dois chips e dos feature phones em mercados emergentes. Apesar da queda de 4,3 em relação ao mesmo período do ano passado, na comparação com o segundo trimestre de 2011 a finlandesa conseguiu se recuperar um pouco. O marketing pesado em conjunto com a Microsoft em cima da linha Lumia, com Windows Phone, pode apresentar resultados no quatro trimestre - embora, de acordo com o Gartner, uma virada real só deva aparecer na metade do ano que vem.

As vendas de dispositivos móveis cresceram 5,6% no terceiro trimestre do ano, somando 440,5 milhões de unidades. Segundo a pesquisa do Gartner, os smartphones tiveram alta de 42% em relação aos mesmos três meses de 2010 - um total de 115 milhões de unidades. Mas, em comparação com o segundo trimestre deste ano, o número foi 7% mais baixo.

No total do volume de vendas, houve pouca alteração entre os dois períodos, com o segmento de telefones inteligentes passando de 25% para 26% do total de dispositivos móveis comercializados no mundo. "O crescimento dos mercados chinês e russo puxaram o aumento no volume mundial, mas a demanda por smartphones em mercados maduros como os Estados Unidos e a Europa ocidental ficou estagnada, com consumidores esperando modelos com novas versões dos sistemas operacionais", avalia Roberta Cozza, analista de pesquisas do Gartner.

"Alguns consumidores se seguraram para não comprar um aparelho no terceiro trimestre, na expectativa das promoções de modelos mais novos, lançados na corrida para as compras de fim de ano", explica Roberta. No mercado norte-americano em particular, ela pondera que a ansiedade pelo lançamento de um novo iPhone e na sequência pela queda nos preços dos modelos anteriores do smartphone da Apple teriam afetado o desemprenho do trimestre.

"Nossa previsão para o final do ano continua sendo de que os mercados de Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África compensem a performance mais fraca da Europa ocidental", completa Annette Zimmermann, analista de pesquisas baseada em Munique, na Alemanha. O aumento nas vendas de não-smartphones foi puxado pelos mercados emergentes, em busca de modelos de menor custo e com capacidade para dois chips.

Segundo o Gartner, o sistema operacional (SO) do Google estava presente em 52,5% dos smartphones vendidos no terceiro trimestre, quase o dobro dos 25,3% de fatia de mercado que apresentava no mesmo período de 2010. Aparelhos com iOS da Apple somaram 15% do total, contra 16,6% no ano passado.

Sobre a situação da empresa do ex-CEO Steve Jobs, a Gartner pondera que as embarcações de 17 milhões de unidades, com 21% de crescimento na comparação com 2010, ainda somarão 3 milhões a menos no último trimestre. A justificativa é uma leve retração do mercado, à espera do novo iPhone, anunciado na primeira semana de outubro e que teve recordes de pré-encomenda. Mercados como Brasil, México, Rússia e China ganham importância para a Apple, somando 16% das vendas da marca da Maçã.

Fonte: Terra
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