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Semelhança do Galaxy S com iPhone chocou a Apple, diz executivo

3 ago 2012 - 15h13
(atualizado às 21h05)
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O vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, disse que ficou impressionado com a aparência do Galaxy S, smartphone da Samsung lançado em 2010, em sua semelhança com produtos como o iPhone. "Fiquei bastante chocado, (...) ele parecia copiar muitos produtos da Apple", afirmou Schiller, testemunha no julgamento sobre possível quebra de patentes entre as duas empresas.

Phil Schiller afirmou que Apple ficou impressionada com semelhança do Galaxy S com o iPhone
Phil Schiller afirmou que Apple ficou impressionada com semelhança do Galaxy S com o iPhone
Foto: Reuters

Infográfico: Apple e Samsung se enfrentam no tribunal por patentes; entenda

Em suas acusações, a Apple já havia dito que a Samsung poderia ter inovado e, até mesmo, superado a Apple no mercado por mérito próprio, mas preferiu copiar o design e a interface do iPhone. Documentos apresentados ao júri mostram que a Samsung afirmou, em uma análise interna, que competir com o iPhone seria inevitável, e que seu hardware era "fácil de copiar".

Schiller também revelou detalhes sobre o quanto a Apple gasta em publicidade e marketing. E são números enormes, destaca o site da FastCompany. Em 2008, foram US$ 97,5 milhões em publicidade apenas para o iPhone. No ano seguinte, US$ 149,6 milhões e, em 2010, US$ 173,3 milhões - com um custo adicional de US$ 149,5 milhões só para promover o iPad. Em um único ano, portanto, mais de US$ 322 milhões. Para ter uma comparação, a FastCompany lembra que a Microsoft gastou US$ 500 milhões ao longo de dois anos para lançar o Windows Vista.

Considerando, diz o site, que a Apple tem uma margem de 50% sobre o iPad, teve que vender pouco mais de 1 milhão de unidades do tablet pelo preço de US$ 499 apenas para pagar o custo da publicidade do dispositivo em 2010, sem falar nos custos de desenvolvimento.

O julgamento Apple x Samsung
Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na Califórnia, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Já a Samsung diz que a Apple está tentando reprimir a competição com o bloqueio da venda de seus produtos, diminuindo a escolha dos consumidores para "manter seus lucros historicamente exorbitantes". A sul-coreana alega que a Apple quebrou duas patentes essenciais para transmissão de dados 3G e outras três sobre funcionalidades dos aparelhos.

Fonte: Terra
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