PUBLICIDADE

Vendas de celulares devem ter baixo crescimento em 2012

18 jan 2012 - 16h09
(atualizado às 16h40)
Compartilhar

Os fabricantes de celulares devem enfrentar baixo crescimento de vendas este ano devido à economia mundial mais fraca, que desencoraja a substituição de aparelhos mais velhos pelos consumidores.

iPhone 4S e as novas ofertas da Samsung devem ter sido as exceções em uma temporada natalina morna
iPhone 4S e as novas ofertas da Samsung devem ter sido as exceções em uma temporada natalina morna
Foto: Divulgação

Os resultados para o quarto trimestre de 2011 já devem mostrar essa desaceleração. O aguardado iPhone 4S, da Apple, e as novas ofertas da Samsung Electronics devem ter sido as exceções em uma temporada natalina morna.

"O trimestre excelente que a Apple reportará será prova de que continuam na liderança, enquanto entre os fabricantes que usam o (sistema operacional) Android, apenas uma marca forte como a Samsung deve se destacar", disse Carolina Milanesi, analista do grupo de pesquisa Gartner.

A Apple, que perdeu para a Samsung a posição de maior fabricante mundial de smartphones no terceiro trimestre, pode ter reconquistado o posto com a corrida dos consumidores para comprar o iPhone mais recente, depois de 16 meses sem renovações na linha.

A Sony Ericsson dará início à temporada de divulgação de resultados do segmento de celulares na quinta-feira, sendo que analistas esperam uma queda de 6% ante as vendas de 10,5 milhões de celulares no quarto trimestre de 2010. A Sony fechou acordo para adquirir a parte da Ericsson na joint venture formada por ambas, em outubro passado.

A taiwanesa HTC, a Research in Motion - fabricante do BlackBerry - e a Motorola Mobility alertaram sobre vendas fracas na temporada de festas, período de vendas crucial, no qual muitos consumidores substituem seus aparelhos.

Os fabricantes devem reportar vendas de cerca de 142 milhões de celulares inteligentes no período de outubro a dezembro, 42% acima do apurado em igual período de 2010, de acordo com pesquisa da Reuters. Mas analistas afirmam que nem todos os fabricantes se beneficiaram.

"Antecipamos que a demanda por smartphones tenha permanecido robusta no quarto trimestre, mas a erosão de preços ganhou intensidade. A lucratividade continua a ser um indicador crucial, e é provável que Apple e Samsung tenham ampliado sua liderança", disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade