inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Saiba como gravar vídeos do YouTube no computador

18 de outubro de 2006 16h42

Navegando pelo YouTube, você encontrou um clipe raro de seu guitarrista favorito (digamos, Rory Gallagher em uma versão devastadora de Bullfrog Blues). Para mostrar a preciosidade aos amigos, você pode adicionar a página aos seus favoritos no YouTube (se for cadastrado), ou enviar o link por e-mail. E toda vez que quiser rever ou exibir o achado, terá que voltar ao site, certo?

  • Leia mais notícias em O Dia
  • Errado. Há sites que driblam essa dificuldade e permitem levar para o seu HD (ou CD-ROM ou DVD) tudo que você encontrar no YouTube, Google Vídeo, MySpace e outros. Como os arquivos do YouTube são distribuidos em formato FVL (Flash Video File) você terá que optar entre instalar um programa capaz de tocar esse formato, ou recorrer a um software que faça a conversão de FVL para os mais comuns, como AVI, WMV.

    Um dos sites prestam o serviço é o YouTubeX (www.youtubex.com). Carregado o vídeo no YouTube, copie no campo URL (à direita da janela de exibição). Acesse o YouTubeX e cole o endereço no campo indicado por uma seta verde e clique em "Download". Você verá na tela uma pequena imagem representando o vídeo e um novo link "Download". Abre-se uma caixa de diálogo em que você poderá escolher onde e com que nome deseja salvar o arquivo.

    O KeepVid (keepvid.com) funciona de maneira parecida. Basta colar o link no campo indicado e confirmar em "download". Em seguida, clique em "Download link", que surge numa barra cinza e branca no meio da tela. O site ainda oferece software pagos para gravação e conversão de arquivos FLV, mas o serviço de gravação é gratuito.

    Para tocar arquivos FLV

    Gravado o vídeo em FLV, como tocá-lo? Há três programinhas que cumprem a função e são fáceis de usar: FLV Player 1.3.3, Riva FLV Player 1.2 (www.rivavx.com/index.php?downloads&L=3), da Riva Video Experience, e FLV Player 1.00 (www.flvhosting.com/index.php?sp=25) da FLV Solutions. Nenhum tem versão em português.

    Quem não se incomodar em instalar no computador programas ainda em versão de teste pode optar pelo Web Video Downloader, que está em versão alfa, mas tem como grande vantagem capturar o vídeo do YouTube e gravá-lo nos formatos AVI ou MPEG, que podem ser exibidos pelo Windows Media Player. Carregado o vídeo no Youtube, corte e cole a URL na janela do programa. Antes de salvar o arquivo, vá ao menu "Preferences" e opte entre os formatos AVI ou MPEG.

    Usuários do navegador Firefox podem optar pelo add-on (extensão) VideoDownloader para salvar os arquivos FLV do YouTube.

    O Dia
    O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.