inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Inglaterra instala câmeras de segurança falantes

04 de abril de 2007 13h51 atualizado às 13h53

O ministro do Interior da Inglaterra, John Reid, anunciou nesta quarta-feira que serão instaladas câmeras de vídeo "falantes" nas cidades do Reino Unido para combater o vandalismo. Com o sistema, os funcionários municipais poderão reprimir sem sair do escritório quem jogar lixo na rua ou pichar um muro, de acordo com a agência Ansa.

» Belgas usam celular com câmera para denunciar maus policiais
» Fotógrafo instala câmera na língua; veja as fotos

Em 2006, 12 câmeras com auto-falantes foram instaladas a Middlesbrough, no nordeste da Inlgaterra. As autoridades afirmam que os resultados foram positivos. "As comunidades locais estão cansadas da sujeira e das pessoas que danificam suas propriedades. Todos pagamos as taxas e no final das contas somos nós que pagamos quando uma propriedade pública é destruída", afirmou o ministro.

Reid declarou que a medida será aplicada em dois quarteirões de Londres, Southwark (sul) e Barking and Dagenham (leste), e outras 20 cidades inglesas. O custo total do projeto será de 500 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2 milhões).

O ministro acrescentou que será lançado em breve um concurso nas escolas fundamentais para estabelecer quem emprestará a própria voz para gravar as mensagens que serão veiculadas pelas câmeras.

Calcula-se que existem 4,2 milhões de câmeras na Grã Bretanha, uma média de 15 habitantes por câmera. Um estudo da Comissão pela Informação, um órgão independente que defende o respeito à privacidade, estima que o Reino Unido está para se tornar "uma sociedade sob estreita vigilância".

Redação Terra