inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Veja cinco programas para criar música com o PC

10 de junho de 2007 12h58 atualizado às 13h07

 . Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

Todo mundo sabe que podemos fazer maravilhas com nossas fotos ou vídeos caseiros graças aos programas disponíveis no mercado. Mas você sabia que, a partir do seu humilde PC, poderá compor obras musicais de qualidade? Mesmo que não tenha estudado solfejo ou não tenha a menor idéia de como se toca qualquer instrumento.

» Veja 10 serviços web indispensáveis
» Veja mais programas úteis no Terra Download

Munido do teclado e do mouse, você pode chegar a criar grandes melodias. Seja transformando o PC num teclado musical, escrevendo diretamente as partituras ou criando ritmos e mesclando-os deopis, as possibilidades de criar sua própria música para vídeos ou simplesmente por diversão, são enormes. Confira os cinco programas que sugerimos.

Finale2007
Finale é a referência para os "melômanos". Um aplicativo para os conhecedores da música em estado puro, que nos permite realizar partituras completas e exportá-las seja para imprimir ou para um arquivo midi para escutá-las no PC - ou em qualquer outro equipamento de música que suporte o formato. O programa tem várias opções que serão apreciadas principalmente pelos usuários que tenham bons conhecimentos de solfejo. É um programa pago, mas para quem deseja se aprofundar mais na composição musical com partitura, ele é de enorme utilidade. Para baixar o demo, acesse http://www.finalemusic.com/downloads/demos.aspx

FL Studio7 RC6
FL Studio, antes conhecido como Fruity Loops, é uma combinação de seqüenciador, tracker e sampler que permite criar composições musicais modernas com diferentes 'loops' com uma diversidade de parâmetros modificáveis. É uma solução completa para quem quer aprender a criar uma composição baseada em ritmos eletrônicos a partir do zero: desde a obtenção do som e do ritmo até a consecução de uma prova apresentável em wav ou mp3, entre outros formatos. Novamente é um programa pago. Ele pode ser experimentado gratuitamente, sem algumas das funcionalidades. E vale seu preço. Para baixar, acesse http://www.fruityloops.net/.

HammerHead Rhythm Station1.0.131
Se o seu negócio é percussão e você quer experimentar um pouco antes de gastar com complicados programas de música, o HammerHead Rhythm Station vai lhe ajudar. Trata-se de um 'beatbox' gratuito para que você crie seus próprios ritmos. Além de contar com variedade de sons diferentes e de opções de gravação, tem a vantagem adicional de que, se você usar fones de ouvido, não vai provocar as iradas reações de familiares e vizinhos pelo excesso de barulho. Para baixar, acesse http://www.threechords.com/hammerhead/introduction.shtml.

Beaterator
O Beatreator é tão completo que parece incrível não ter que instalar. É que o Beatreator é uma criação da turma da Rockstar Games, que já lançaram jóias como Grand Theft Auto. Trata-se de um software de criação musical (teclado, seqüenciador e mais) totalmente online. Você carrega a página e já pode começar a usá-lo. Um pequeno vídeo de introdução mostrar como usar o programa, que ainda permite exportar a melodia para o MP3. Acesse no endereço http://beaterator.rockstargames.com/beaterator.html.

Click MusicalKEYS
Este programa é a maneira mais fácil de começar a experimentar e tentar buscar uma melodia que nos convença. É um software gratuito que transforma o computador em um teclado musical, com uma ampla gama de instrumentos e ritmos. Uma vez instalado, pode-se tocar o piano seja usando o mouse, deslocando-o pela superfície do teclado que aparece na tela, ou com o teclado convencional do PC. O programa permite exportar a composição como arquivo midi, para que possamos escutá-la onde quisermos. Para baixar, acesse o endereço http://descargas.terra.es/ie/40085-Click-MusicalKEYS.

Terra Espanha