inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Nova fonte de energia transforma calor em eletricidade

16 de junho de 2007 10h14 atualizado às 11h23

Físicos americanos desenvolveram um pequeno dispositivo que transforma calor em eletricidade de forma ultra-eficiente. A técnica pode reciclar o calor excessivo gerado por computadores, economizando energia.

» Espanhóis criam janela que diminui consumo de energia
» Fonte de energia barata usa qualquer tipo de combustível
» Energia limpa será mais importante que Internet

Segundo o site Science Daily, o dispositivo, desenvolvido na Universidade de Utah, funciona em duas etapas. Primeiro, transforma o calor em ondas sonoras. Em seguida, transforma as ondas sonoras em eletricidade.

O processo, segundo o pesquisador Orest Symko, é bem simples mas muito eficiente: "conseguimos desenvolver uma nova fonte de energia renovável, que reutiliza energia desperdiçada em forma de calor". Symko planeja testar a nova tecnologia em um radar militar e nas caldeiras de aquecimento de água da universidade, dois lugares em que muita energia se perde em forma de calor.

Ao gerar eletricidade, o dispositivo retira calor do ambiente ou de algum objeto. Como efeito colateral, esse objeto acaba sendo resfriado. O dispositivo pode, portanto, alimentar parcialmente um computador usando o próprio calor gerado por ele.

Isso reduz a necessidade de energia externa para alimentar os circuitos e pode até dispensar o uso de resfriamento forçado, que também gasta energia. Em um PC, por exemplo, a nova fonte de energia substituiria o "cooler", garantindo o resfriamento do processador e reutilizando a energia que seria perdida em forma de calor.

O site eWeek especula que o processo pode, por exemplo, deixar os laptops mais frios e estender a carga da bateria por várias horas. Se aplicada em datacenters e CPDs, a tecnologia pode reduzir drasticamente o consumo de eletricidade.

De acordo com o comunicado de imprensa da Universidade de Utah, a pesquisa foi financiada pelo Exército dos Estados Unidos.

Magnet
Magnet