inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Brasileiros criam assistente virtual inteligente

26 de junho de 2007 17h05 atualizado em 27 de junho de 2007 às 15h13

Assistente Virtual responde à perguntas com mais abrangência que chatterbots. Foto: Divulgação

Assistente Virtual responde à perguntas com mais abrangência que chatterbots
Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisadores brasileiros criou um Assistente Virtual (AV) para responder automatizadamente a dúvidas de internautas. O sistema é simples, o usuário acessa o serviço e tem suas perguntas sobre determinado assunto respondidas.

» Robôs mais humanos
» Robôs brasileiros tricampeões vão ao mundial nos EUA

O AV tem alguma semelhança com os chatterbots, "cérebros" virtuais que conversam e respondem perguntas de humanos. Gustavo Tagliassuchi, diretor administrativo da ADS Digital, empresa responsável pelo produto, diz que o AV não é um chatterbot. "O nosso Assistente Virtual é diferente porque entende perguntas feitas de diversas formas. Ele é mais abrangente e acerta mais as respostas", explica Tagliassuchi.

O AV é fruto do trabalho de conclusão da pós-graduação em Sistemas de Informação desenvolvido por Daniel Brahm, 28 anos. Ele pode ser utilizado para responder questões em sites de atendimento ao cliente e até mesmo em aulas de ensino à distância, entre outras diversas aplicações como telemarketing, call center e até entretenimento.

O Assistente Virtual pode ser customizado e ter qualquer cara. E ele fala. A integração com áudio é feita com um software Text-to-Speech, que lê respostas em texto em voz alta, um recurso presente em quase todos os sistemas operacionais e bastante utilizado por pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre o Assistente Virtual, visite o site www.adsdigital.com.br.

Redação Terra