inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Idosa tem conexão à Internet mais rápida do mundo

15 de julho de 2007 15h34 atualizado às 17h05

Uma senhora de 75 anos de idade, moradora de Karlstad, região central da Suécia, é a assinante da conexão à Internet mais rápida do planeta. Sigbritt Löthberg é mãe do guru sueco de redes, Peter Löthberg, que pretende com o experimento provar que as fibras ópticas são um modo econômico e rápido de se prover Internet aos usuários domésticos em seu país.

» Grupo quebra recorde de velocidade na Internet
» Sites testam velocidade de conexão à Internet
» Siemens bate recorde de velocidade de transmissão de dados

A notícia foi divulgada no site sueco The Local. A conexão de 40 Gb/s da Sra. Löthberg equivale a 40 mil Mb/s - ou seja, quase quinhentas vezes a maior velocidade de Internet residencial disponível no Brasil. Com essa impressionante velocidade, é possível assistir a 1,5 mil canais de TV digital em alta definição ou baixar um DVD inteiro em apenas dois segundos.

Além de usar fibra óptica, o sistema proposto emprega um novo tipo de modulação que permite a comunicação entre dois roteadores a distâncias da ordem de 2 mil Km, sem repetidores intermediários. Isso reduz drasticamente o custo de implementação do sistema, que tem vantagens sobre as tecnologias mais antigas que usam fios de cobre ou ondas de rádio. Segundo um artigo publicado na Press Esc, há uma demanda reprimida por mais velocidade nas conexões residenciais européias, o que pode acelerar a adoção de fibra óptica.

Peter Löthberg, o guru, brinca com as dificuldades encontradas: "a parte mais difícil de todo o processo foi instalar o Windows no PC da minha mãe".

Magnet
Magnet