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Tecnologia

 
 

Dois sites de busca chineses estão nos dez mais usados

28 de janeiro de 2008 01h07 atualizado às 01h13

Os sites de busca Baidu e Alibaba, os principais da China, ficaram na terceira e décima colocação, respectivamente, da lista dos dez mais usados do mundo, segundo o estudo de uma empresa de consultoria publicado hoje na imprensa local.

O Baidu.com, que cota na bolsa tecnológica de Nasdaq, registrou 5,2% das buscas globais em dezembro, segundo um estudo da empresa de consultoria ComScore realizado entre 66.200 milhões de procuras.

O primeiro lugar do ranking foi ocupado pelo Google, com 62,4%, cinco vezes a mais que o segundo, o Yahoo, com apenas 12,8%.

O Baidu é considerado a versão chinesa do Google graças à sua popularidade e lucro, que foi de US$ 24,2 milhões no terceiro trimestre de 2007, informou a agência de notícias "Xinhua".

O Alibaba.com entrou pela primeira vez na lista dos dez primeiros buscadores, com 0,8% do total.

O portal, que cota na Bolsa de Hong Kong, é um dos negócios de internet mais promissores da China, com 24,6 milhões de membros registrados em 2007, frente aos seis milhões de 2004.

O quarto lugar da lista da ComScore de dezembro foi para a Microsoft, com 2,9% de buscas, seguido do sul-coreano NHN Corporation, com 2,4%.

O setor de internet da China empatou com o líder americano em número de usuários, com 210 milhões, no final de 2007 após aumentar 18% em relação ao ano anterior, e isso apesar de ser um dos mais censurados do mundo.

EFE
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