inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Comunidade cigana nômade se organiza na web

20 de agosto de 2008 14h00

Ciganos nômades, os romenos mantêm na Internet uma comunidade através da qual trocam informações, se encontram, conversam e dividem problemas. E, sobretudo, se apresentam ao mundo.

» Redes anti-sociais reúnem inimigos
» Site reúne dados sobre escravos
» Fórum: opine sobre ciganos na web

Na Itália, a presença dos ciganos tem sido alvo de grande discussão e polêmica. A população costuma ter contato com os nômades residentes no país por meio de notícias de furtos, mendicância e impressões digitais tiradas de crianças.

Agora, o portal Mahalla, especializado em informações sobre o "mundo nômade", pode mudar a visão comum sobre os povos romenos, com uma espécie de noticiário sobre a Itália e a Europa.

Outra fonte de informações sobre a comunidade, o blog da Associação dos Nômades Italianos de Vincenza, conta histórias do cotidiano da comunidade local.

Histórias difíceis e às vezes surpreendentes, como a de Michele Di Rocco, pugilista cigano que defendeu as cores da Itália na Olimpíada de Atenas, são contadas na web. Também são muitas as páginas dedicadas a debates sobre a política italiana e européia.

Com informações da ANSA

Redação Terra