"Nós amamos a Apple", ironiza a Adobe em nova campanha
Uma batalha aberta entre empresas é algo raro de se ver. Esta envolve relações públicas e tem toda a emoção de uma dança bem-coreografada. Steve Jobs decide falar mal da Adobe e do Flash. A Adobe responde com nada menos do que o amor.
"Nós amamos a Apple, Nós amamos escolha, Nós amamos HTML5", dizem os slogans da nova campanha publicitária da Adobe, lançada nesta quinta-feira. Em vez de retrucar Jobs ponto a ponto - ele apresentou seus argumentos em seis tópicos duas semanas atrás -, a criadora do Flash, principal ponto de discórdia entre as duas empresas, publicou uma carta aberta de seus fundadores, Chuck Geschke e John Warnock.
A mensagem de Geschke e Warnock acusa a Apple de se opor não só à Adobe, mas a toda a internet. "Nós acreditamos que os consumidores devem ser capazes de escolher livremente seu conteúdo e aplicações favoritas, não importa que computador eles tenham, de que navegador gostam ou em que aparelho cabem suas necessidades", diz a carta aberta.
"Nós acreditamos que a Apple, usando a abordagem oposta, está dando um passo para enfraquecer o próximo capítulo da web - o capítulo em que dispositivos móveis superam computadores, cada indivíduo pode ser um editor e o conteúdo é acessado de todo lugar e em qualquer tempo", diz outro trecho.
O lançamento do iPad, em janeiro, colocou em conflito Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, e a Adobe. Assim como já ocorria no iPhone, o Ipad não roda o Flash, popular programa da Adobe para exibição de vídeos, apostando no formato HTML, linguagem que vem sendo considerada o futuro da internet e já usada em alguns navegadores.
Duas semanas atrás Jobs voltou ao ataque publicando um artigo em que criticava o formato fechado dos produtos da Adobe, que dificultaria a criação de aplicativos para a Apple por desenvolvedores, e classificando-os como ultrapassados.
Com informações do Gizmodo.