Tecnologia

 
 

Notícias » Tecnologia » Tecnologia

 Dinamarca vai continuar bloqueando o Pirate Bay
27 de maio de 2010 14h20

A operadora de telecomunicações Telenor terá que manter o bloqueio ao site de troca de arquivos Pirate Bay na Dinamarca, decidiu nesta quinta-feira a Suprema Corte do país.

O Pirate Bay está bloqueado na Dinamarca há dois anos e meio devido a violações de direitos autorais. O processo é movido pela Federação Internacional da da Indústria Fonográfica (IFPI na sigla em inglês), acusa o Pirate Bay de facilitar a pirataria de músicas. Em vários países da Europa o Pirate Bay e outros serviços de troca de arquivos P2P enfrentam processos semelhantes.

O Pirate Bay alega que não é responsável pelos arquivos trocados pelos usuários. O caso, por se repetir em vários países, é mais um que poderá definir o futuro do consumo de música na internet. Na semana passada, a Irlanda anunciou que se tornará o primeiro país do mundo a utilizar a regra dos três "strikes" e banir usuários que infringirem três vezes leis de direitos autorais.

Na Noruega, seu país-natal, a Telenor venceu um processo semelhante, e o acesso ao Pirate Bay é liberado.

A Telenor sustenta que não deve ser responsável por censurar o conteúdo na internet e que a exigência de que sites sejam bloqueados aumenta seus custos. Além da empresa, outras duas operadoras, TDC e TeliaSonera, são obrigadas a bloquear o Pirate Bay na Dinamarca.

Redação Terra