PUBLICIDADE

Depois dos cães, gatos agora também podem usar o Twitter

7 jun 2010 - 14h51
(atualizado às 17h56)
Compartilhar

Depois das coleiras caninas que reconhecem latidos e os tranfromam em mensagens, agora os gatos também poderão se comunicar no Twitter com a ajuda do novo dispositivo criado pelos Sony Computer Science Laboratories (CSL): uma coleira para felinos conectados.

O aparelho reconhece as atividades dos animais e as traduz em mensagens no Twitter
O aparelho reconhece as atividades dos animais e as traduz em mensagens no Twitter
Foto: Reprodução

O brinquedinho foi desenvolvido com a ajuda da Universidade de Tóquio e vem com câmera, sensor de aceleração e GPS, para monitorar e coletar dados de movimento dos gatos. O dispositivo então reconhece as atividades dos animais - como dormir, comer ou andar - e as traduz em mensagens do Twitter, postadas automaticamente.

Os dados registrados são transmitidos a um computador via Bluetooth e, em seguida, os tweets são enviados. O felino pode, por exemplo, tuitar "que gosto bom" quando o sensor reconhecer que ele está ingerindo alguma coisa, explica o site japonês Tech On.

Por enquanto apenas 11 frases preestabelecidas para o Twitter, mas os laboratórios da Sony pretendem implementar o sistema em breve, conta o site Mashable, acrescentando até uma função para mudar as mensagens de acordo com ações anteriores do animal - se o gato comer após um período andando, uma mensagem como "as refeições ficam melhores após uma caminhada" será enviada à rede, diz a empresa.

O sistema pode ser preso à coleira dos felinos, sem prejudicar seus movimentos, podendo inclusive ser levado para passeios mais longos pela vizinhança. Sua leveza também facilita o transporte - em média 5% do peso do animal.

Para completar, o dispositivo também vem com sistema para reconhecer outros gatos, com fotos tiradas pela câmera acoplada, com testes realizados pela Sony a partir de imagens de diversos bichanos da internet, como referência.

Os Sony Computer Science Laboratories (CSL) apresentaram o dispositivo no dia 28 de maio, no evento Open House 2010, ocorrido em Tóquio. Não há previsão para sua entrada no mercado.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade