PUBLICIDADE

fisl11: Amadeus pode tornar a educação mais divertida

24 jul 2010 - 20h51
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de Porto Alegre

Por que não tornar mais divertido e interativo o sistema virtual de aprendizagem da sua escola ou universidade? É esta a proposta do projeto Amadeus, apresentado neste sábado no fisl11, em Porto Alegre, pelo desenvolvedor Gregory Augusto Laborde, da Universidade Federal de Pernambuco.

Adaptação do Amadeus aos navegadores em celulares é um ponto positivo
Adaptação do Amadeus aos navegadores em celulares é um ponto positivo
Foto: Divulgação

O Amadeus, disse, é uma experiência inovadora criada a partir de um software livre. A grande sacada do sistema, e o que o torna uma plataforma distinta e superior a outros semelhantes é a existência de um chat colaborativo. Por meio desta ferramenta, o grupo de alunos de uma disciplina, por exemplo, pode conversar, trocar recados e sugerir vídeos de entretenimento para discussão. O Amadeus mantém uma parceria com o YouTube, que permite a inserção de vídeos do site para dentro do sistema.

Outro ponto positivo é a adaptação do ambiente digital para os navegadores de celulares com acesso à internet. Isso permite que professores se comuniquem de maneira mais eficaz com seus alunos. Ao anexar uma nova tarefa ou um novo arquivo, todos os alunos terão a possibilidade de receber uma mensagem SMS com uma notificação do sistema. "O Amadeus foi criado com o foco nos alunos que não dialogam diretamente com as inovações tecnológicas", explicou Laborde.

A interface do programa peca pela falta de criatividade e sofisticação, mas é funcional no que se refere à simplicidade e, principalmente, à maneira intuitiva para sua utilização. Além disso, dentro de algum tempo, ele também suportará uma página que irá permitir, por meio da tecnologia da TV digital, a anexação de vídeos de programas desenvoldidos pela instituição de ensino. Isso é possível porque sua construção é baseada no conceito de blended learning, que integra a comunicação por internet, desktop e celulares. O Amadeus pode ser baixado gratuitamente pelo endereço Softwarepublico.gov.br.

O fisl11 se realizou em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUCRS, até este sábado. Todos os vídeos do Terra TV sobre o evento podem ser acessados clicando aqui.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade