PUBLICIDADE

Google pode comprar veículos aéreos não tripulados

10 ago 2010 - 11h07
Compartilhar

Há pouco tempo descobriu-se que o Google manteve conversas com a CIA, Agência Central de Inteligência dos EUA. A pauta englobava softwares de monitoramento (e espionagem) online. O investimento agora - aparentemente sem ligações com a CIA - envolve robôs capazes de voar, controlados remotamente. De acordo com o site alemão WirtschaftsWoche, quem fabrica os aparelhos é uma empresa norte-americana chamada Microdrones.

Os veículos aéreos gravam imagens em alta definição
Os veículos aéreos gravam imagens em alta definição
Foto: Divulgação

Os veículos aéreos não tripulados (VANT) civis tendem a ser furtivos e silenciosos, podendo atingir grandes alturas, a uma velocidade de até 80 Km/h.

Tudo indica que o interesse do Google pelos veículos se dá na utilidade que eles teriam para a criação de mapas, item principal de ferramentas como Google Maps e Google Earth.

"Nossos VANTs são bem adaptados para fornecer a gravação mais rápida de informações do terreno", diz Sven Juerss, diretor executivo da Microdrones.

Juerss ainda sugere que o dispositivo é capaz de realizar o mapeamento de bairros inteiros de forma rápida e relativamente barata. Todavia, existe uma grande preocupação em relação à privacidade dos cidadãos, que pode complicar as operações.

O processo atual de captação de imagens, feito com veículos terrestres, já gera controvérsia e opositores por registrar cenas particulares de indivíduos comuns.

Normalmente esse tipo de equipamento, que é capaz de gravar vídeos de alta definição, bem como tirar fotos, tem como finalidade transmissões ao vivo ou registros para equipes de vigilância, forças policiais e militares.É, portanto, sancionado para uso do governo, não de uma empresa privada.

Um vídeo com uma dessas naves em funcionamento pode ser visto através do link http://youtu.be/Y4jtguSF0n4.

Geek
Compartilhar
Publicidade