PUBLICIDADE

Conheça 7 alternativas para gerenciar bem os seus Favoritos

21 ago 2010 - 15h25
Compartilhar
Rodrigo Martin de Macedo
Geek

O recurso "Favoritos" (ou, no inglês, "bookmarks") está presente desde as primeiras gerações dos navegadores web. Mas, no decorrer destas décadas, a funcionalidade evoluiu, ganhando poder e se tornando indispensável na vida de qualquer internauta. Parte desta evolução é responsabilidade das desenvolvedoras dos principais navegadores do mercado. É o caso do chamado "Places", do Firefox, que une os sites Favoritos ao histórico de navegação e permite encontrá-los a partir da digitação de palavras-chave na barra de endereços, ou então recursos como o "Top Sites", do Safari, que identifica os sites mais acessados e cria uma lista com eles a cada aba aberta.

PopScreen é um serviço que pode aliviar carga dos favoritos de quem fica muito tempo em portais de vídeo
PopScreen é um serviço que pode aliviar carga dos favoritos de quem fica muito tempo em portais de vídeo
Foto: Geek / Reprodução

A outra parte da evolução é responsabilidade de desenvolvedores independentes. Hoje são centenas de plugins para navegadores e serviços da web 2.0 para compartilhamento e gerenciamento destes bookmarks. Primando por uma das maiores vantagens dos serviços web, que é funcionar em qualquer plataforma sob um número mais amplo de navegadores, abordaremos apenas serviços web que se integrem e melhorem os Favoritos.

Antes de listar os serviços, cabe destacar que muitos deles utilizam um sistema de bookmarklet. Estes itens são meros links ou botões que deverão ser arrastados para sua barra de favoritos e, quando clicados, interagirão com o serviço ao qual pertencem.

Delicious

O Delicious (delicious.com/) é uma ferramenta criada para manter seus favoritos online e compartilhar indicações que ganhou um tremendo destaque na web dada sua simplicidade e o seu pioneirismo.

Hoje mantido pelo Yahoo!, o serviço foi inspiração de muitos outros do gênero, além de ter sido clonado por alguns concorrentes. Ao inserir um endereço no Delicious, por padrão ele é disponibilizado para visualização dos outros usuários e visitantes do serviço, entretanto é possível manter uma lista privada de bookmarks.

Os itens cadastrados ainda podem receber etiquetas (tags) que facilitam a busca a partir de palavras-chave, transformando o sistema em uma espécie de mecanismo de busca à moda antiga.

Pode se integrar a partir de complementos aos principais navegadores, permitindo o cadastramento rápido de seus favoritos em seu perfil, e também possui o chamado bookmarklet, um pequeno botão que pode ser acoplado à barra de favoritos de qualquer navegador e serve como atalho para o cadastramento de novos endereços.

Historious

A idéia do Historious (historio.us/) também é permitir que, através de um "bookmarklet" você cadastre as páginas em um perfil online de Favoritos, que poderá acessar a partir de qualquer lugar. Mas o serviço tem uma pegada diferente: um poderoso mecanismo de busca interno.

Para utilizá-lo você precisa se cadastrar gratuitamente no serviço. Uma vez criada a conta você poderá, inclusive, importar os dados de seu navegador, bastando para isso exportá-lo com ajuda da própria ferramenta.

Quando uma página é inserida, seu conteúdo também é indexado. Desta forma, uma busca em seus bookmarks gravados recorre ao texto completo de suas páginas, tornando mais fácil o gerenciamento e localização de informações mesmo que você não se lembre do título da página salva.

Além de uma versão gratuita, o serviço possui uma conta paga e ilimitada. Na versão grátis são permitidos, no primeiro mês, 500 favoritos, número que aumenta gradativamente com o passar dos meses e que é mais que suficiente para boa parte dos usuários.

PopScreen

PopScreen (www.popscreen.com/) é um serviço bastante específico, mas que pode aliviar carga dos favoritos de quem perde muito tempo em portais de vídeo. Usar os recursos favoritos de cada um destes serviços resulta em diversos painéis espalhados, com os itens que você mais gosta. Colocá-los em seus Favoritos do navegador acaba em bagunça extrema.

A resposta vem do PopScreen. Está navegando e curtiu um vídeo? Clique em um botãozinho. O serviço buscará o vídeo na página, bastará confirmar e, se você quiser, adicionar novas etiquetas para identificação mais rápida.

Os vídeos podem ser carregados posteriormente a partir da interface do próprio PopScreen, que possui capacidades de busca interna e compartilhamento de vídeos com seus amigos.

Spaaze

Para muitos, o uso principal dos favoritos não é armazenar sites que costumam acessar sempre, mas sim organizar informações de referência. Quem trabalha com pesquisas precisa ter um controle enorme para estar sempre limpando pesquisas que já não são mais necessárias e gerenciando a entrada de novas informações.

O Spaaze (www.spaaze.com/) é um site que alivia a vida de quem usa os Favoritos para fins de pesquisa. A idéia é ser uma espécie de quadro de avisos, onde você cola artigos encontrados, vídeos, anotações e outras informações.

A partir de um registro gratuito, você terá acesso ao seu quadro e poderá gerar conteúdo dentro dele. Para ter funcionalidades de Favoritos, o mais fácil a fazer é instalar um bookmarklet que permitirá, ao encontrar uma página de interesse, pregá-la em sua "cortiça virtual".

O interessante é que as páginas, uma vez armazenadas, podem ser abertas em um quadrinho virtual sem sair do Spaaze. Quer mais? É possível criar anotações, títulos para as diferentes áreas do seu quadro ou até mesmo enviar arquivos.

O quadro depois pode ser exportado para um arquivo HTML. O serviço é gratuito e, durante a fase de testes beta você receberá 1 mil pontos Spaaze, que podem ser utilizados para alguns recursos especiais do sistema (como ter um novo quadro ou enviar arquivos), funcionalidades que, no futuro, poderão ser compradas.

Speedtile

A idéia do Speedtile (www.speedtile.net/) está diretamente ligada à função primária dos Favoritos: gravar os endereços prediletos, aqueles que você sempre acessa. Sua vantagem é apresentar cada site favorito em forma de miniatura, a exemplo de navegadores modernos como o Safari, o Chrome ou o Opera.

Você pode criar categorias para os seus sites favoritos, que estarão disponível de qualquer lugar com acesso à internet. Não apresenta nada novo, mas por seguir os moldes tradicionais e hospedar seus endereços em um endereço na web, tornando-nos acessíveis a partir de qualquer local, merece o clique.

Adicionalmente, é capaz de importar favoritos do Firefox ou exportar a lista dos seus sites. A partir de um complemento para o navegador aberto da Fundação Mozilla você poderá inserir seus bookmarks no Speedtile mais facilmente.

Bacana para marcar capas de portais e sites, mas pode acabar numa bagunça sem fim se você tiver a mania de guardar links para artigos específicos. Uma vez configurado, basta defini-lo como página de início de seu navegador e aproveitar.

Start.io

Outro serviço para criação de páginas iniciais, o Start.io (start.io/) tem, fora sua interface simples e funcional, um recurso de peso. Quando configurado, monitora páginas. Desta forma, ele mostra quais os sites foram atualizados depois de seu último acesso.

Com um perfil configurado, você não perderá tempo abrindo sites e portais de notícias sem que eles tenham sido atualizados antes.Permite importar arquivos de favoritos gerados pelos principais navegadores e possui um bookmarklet para agilizar o cadastro em sua interface.

Tirando um pequeno banner de anúncio, que acaba destoando do restante da interface, o Start.io é um serviço definitivo.

LaterThis

Você recebeu um link, recomendado por um amigo. Parece interessante, mas não vai dar para ler agora. Você pode ignorar a indicação, ler às pressas ou salvar nos seus Favoritos para ler depois. Ao colocar um link para ler depois no Favoritos, muitas vezes ele acaba soterrado em meio a tantas outras informações - e você acaba não lendo porque não o vê mais.

O LaterThis (laterthis.com/) é um serviço para estes casos específicos. Está sem tempo de ler, quer voltar ao arquivo depois? Clique no bookmarklet para que ele entre em sua lista de pendências de leitura. Ao cadastrá-lo, será marcado também o tempo que você está levando para ler, ideal para organizar uma lista de prioridades, antes que o conteúdo envelheça.

Quando você estiver com tempo, basta clicar no link desejado e ele será aberto. Ao mesmo tempo, a marcação sairá dos links não lidos e passará aos links lidos e poderá ser salva para consultas futuras ou excluída definitivamente.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade