PUBLICIDADE

Conheça o Asus Eee PC 1201T para assistir vídeos em HD

25 ago 2010 - 13h29
(atualizado em 10/9/2010 às 19h50)
Compartilhar
Eduardo Karasinski
Baixaki

A Asus lançou nesse ano um novo modelo de netbook que promete mais desempenho, já que estes aparelhos conquistaram seu espaço há muito tempo atrás por um motivo muito simples: são portáteis. Mas, não faz muito tempo que os aparelhos surgiram, com o propósito de ser ainda mais fácil de transportar e carregar.

O Eee PC da Asus foi o primeiro da categoria a ser produzido em massa
O Eee PC da Asus foi o primeiro da categoria a ser produzido em massa
Foto: Divulgação

O Eee PC da Asus foi o primeiro da categoria a ser produzido em massa. Com baixo custo e muito mais portátil, tornou-se uma solução excelente para quem apenas precisava de um computador com configurações razoáveis para levar para a aula, por exemplo.

Com seu sucesso, novos modelos apareceram no mercado, com novidades cada vez maiores. Dessa vez, os grandes diferenciais oferecidos pela Asus são seu processador AMD Neo MV40 e o processador gráfico AMD VISION. Com isso, o desempenho acaba sendo muito melhor do que seus antecessores e suficiente para jogar e assistir filmes em alta definição (HD).

Conheça o Asus Eee PC 1201T
O netbook vem em uma caixa bonita e que lembra muito a de seus modelos anteriores. Traz uma alça no topo para facilitar o transporte. Na frente e no verso nota-se a preocupação em mostrar o produto e reforçar que se trata de um produto fácil de aprender, trabalhar e jogar.

No produto que testamos, a caixa contém um DVD do Windows 7 Starter (com a respectiva licença), um manual completo sobre o produto - com configurações gerais do computador e da rede - e a fonte com os cabos.

O netbook em detalhes
Para quem não estava acostumado com o design dos modelos de netbooks da ASUS, talvez não pareça que o 1201T realmente traz mudanças significativas. Entretanto, um dos focos da vez foi tornar o aparelho ainda mais fino para fácil transporte, mas sem prejudicar funcionalidades. O único problema é que não há drive de CD/DVD.

O design é realmente mais fino e tem um acabamento muito bonito em "Black Piano", uma espécie de plástico preto reluzente, liso e bastante resistente. Nota-se uma preocupação com as curvas e linhas do netbook, que são bastante suaves.

Na parte da frente do Eee PC fica apenas sua marca e o bonito acabamento. Ao abri-lo, é notável sua tela de 12.1 polegadas (maior do que de costume) com uma câmera localizada logo acima, para garantir conversas em vídeo.

Na lateral esquerda é possível encontrar uma saída VGA, o conector de energia e uma entrada USB comum. Já na outra lateral (direita), o netbook conta com a entrada de rede (LAN) e duas portas USB. Também é possível conectar um microfone e fones de ouvido. Os usuários de cartão de memória não ficam na mão, pois há um local para inserir MMC/SD.

Aprovado! O que chamou nossa atenção

As teclas e o touchpad
As teclas do Eee PC são um pouco menores do que em notebooks convencionais, até porque se trata de um netbook, em que a intenção é ser o mais portátil possível. Mesmo assim, elas são um pouco maiores agora do que em modelos mais antigos, pois trazem um tamanho médio, intermediário.

Acima do teclado, há dois botões nas extremidades: um para desativar o touchpad e outro para desligar o computador. O destaque fica para a separação das teclas que é muito maior e facilita a digitação, principalmente para quem tem problemas com teclados menores.

O netbook traz algumas funções especiais ativadas pela tecla "Fn", como fazer o computador hibernar, ativar conexões de rede, mudar o brilho, alterar a saída de vídeo, desativar touchpad, alterar o volume e controlar conteúdo multimídia que esteja em reprodução.

Como de costume, o touchpad fica logo abaixo do teclado, ao centro. Para a fácil identificação ao toque, ele conta com saliências no local. Logo abaixo, também há um botão que parece único, mas que alterna entre as funções de cliques esquerdo e direito do mouse.

O funcionamento do touchpad é outro destaque do netbook, pois é multitoque. Ou seja, ele funciona praticamente da mesma maneira que nos MacBooks. Por exemplo: com um movimento de pinça você pode aumentar ou diminuir o zoom e, ao arrastar dois dedos para uma mesma direção, o scroll é ativado.

O sistema operacional
O netbook acompanha um sistema operacional original já pré-instalado: o Windows 7 Starter Edition. Vários programas também já vêm instalados no computador, todos com a certificação da Asus e, geralmente, desenvolvidos para seus produtos em específico. Um deles é o CyberLink YouCam, um programa bastante divertido para incrementar a webcam com efeitos.

O desempenho é bastante razoável para abrir programas comuns, pois não demora muito para isso. Entretanto, navegar por pastas que estejam um pouco mais cheias já pode fazer com que o netbook se esforce um pouco mais.

Suíte de aplicativos de escritório
Qualquer suíte de aplicativos de escritório é essencial para quem compra um netbook, pois uma das maiores utilidades é carregar facilmente o computador para o escritório ou para as aulas, por exemplo. Por isso, testamos com a suíte de programas da Microsoft.

A última versão do Microsoft Office funcionou sem problemas. A inicialização dos programas foi feita de maneira bastante rápida e qualquer operação comum, como a digitação de textos e a leitura de documentos ocorreu sem qualquer problema de lentidão ou longo processamento. Entretanto, é claro que isso pode mudar facilmente se você executar mais programas pesados em segundo plano.

Qualidade de vídeo e áudio
O netbook tem uma tela com boa resolução, sendo suficiente para reproduzir vídeos de alta definição 720p. A capacidade, entretanto, vai além, pois ele consegue também reproduzir conteúdo Full HD (1080p) em um vídeo externo. O problema é que só há uma saída VGA para tal, pois uma HDMI ficou de fora.

Os testes foram feitos com vídeos em resolução Full HD. O resultado foi exatamente como o prometido: tudo fluiu suavemente. A qualidade da imagem surpreendeu, pois é excelente. O áudio também não desaponta: o som é altíssimo e não emite nenhum tipo de ruído ¿ nem quando chega ao nível máximo.

O netbook serve também para jogar
Uma das propostas do Eee PC 1201T é a possibilidade de também rodar jogos de maneira razoável. Sendo assim, escolhemos um game bastante popular e relativamente recente (lançado em 2009): The Sims 3.

O carregamento do game foi bastante demorado. Assim que aberto, o jogo costuma analisar o computador para definir quais as configurações ideais para um bom funcionamento. Sendo assim, as configurações gráficas ficaram em um nível médio - o que é um excelente sinal.

The Sims 3 funcionou fluentemente com opções gráficas em nível baixo, mas perdeu um pouco de desempenho com configurações medianas. Entretanto, a jogabilidade só foi realmente comprometida quando todas as opções foram colocadas no nível mais alto (sem contar a suavização de bordas). Ou seja, se um jogo relativamente recente é jogável, alguns mais antigos devem funcionar sem problemas.

Reprovado! Do que esperávamos mais

Vídeos lerdos no navegador
Quando se tenta assistir a algum vídeo no YouTube com qualidade definida como 720p ou superior ocorre um grande problema. A imagem e o som funcionam, mas ocorrem diversos travamentos que impossibilitam a visualização com tranquilidade.

Ou seja, somente é possível ver vídeos no YouTube em 480p ou menos. É uma pena, já que um dos pontos fortes é a reprodução de conteúdos multimídia com bastante qualidade.

Benchmarks e outros testes

É comum em testes de desempenho que sejam feitos diversos ¿benchmarks, que analisam o computador e o comparam com os mais potentes do mercado, dando pontuação para a máquina e citando detalhes como velocidade e tempo de processamento.

Primeiramente, foi feita uma média do tempo que o netbook pode levar para inicializar o Windows completamente até o carregamento de programas básicos e da interface gráfica. Ponto para o Eee PC, que conseguiu iniciar tudo em 55 segundos.

A nota dada pelo Windows 7 foi de 3,1, o que é razoável. Já o programa PCMark deu 1522 pontos para o computador - uma nota relativamente baixa, mas que pode ter sido prejudicada por alguns fatores, como a resolução da tela, que não permitiu testes mais profundos.

O Unigine Heaven, tanto com o DirectX 10 quanto com o 11, deu uma média de 2.1 FPS (quadros por segundo) com a tela cheia (fullscreen). Ou seja, é um resultado péssimo se a intenção do usuário for utilizar o aparelho para jogos bastante pesados.

Consumo de energia
A bateria que acompanha o produto é de lítio com seis células. Sendo assim, a promessa é de que o netbook pode aguentar até seis horas. Entretanto, isso varia muito de acordo com o uso do aparelho. Ou seja, se você usar intensamente o netbook (para ver vídeos e jogar, por exemplo), a bateria deve durar cerca de duas horas.

Vale a pena? O que nós achamos
O Asus Eee PC 1201T é leve, prático e muito mais potente do que seus antecessores. Definitivamente o processamento geral e gráfico mostrou-se de acordo com as promessas feitas pelo fabricante, com um desempenho muito bom em diversas situações.

A reprodução de vídeos é excelente, assim como a qualidade do áudio com os alto-falantes do próprio netbook. Ou seja, se o que você quer é um portátil para assistir a conteúdos multimídia, esse modelo é praticamente perfeito - só faltaram a saída HDMI e uma autonomia de bateria um pouco melhor.

Ele ainda se mostrou razoável para rodar jogos relativamente recentes com opções gráficas baixas ou medianas. A navegação na internet é tranquila e sem peso algum para a maioria das situações. Jogos em flash funcionam bem e sem travamentos. O YouTube, como citado acima, também não costuma ser um problema, travando apenas quando se tenta reproduzir vídeos em alta definição.

O preço do Eee PC 1201T está relativamente baixo em comparação com outros portáteis - cerca de R$1,4 mil. Enfim, pela quantidade de funcionalidades e bom desempenho, realmente trata-se de um aparelho capaz de suprir diversas necessidades com um bom custo-benefício.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade