PUBLICIDADE

Chinês cria cama à prova de terremotos

25 ago 2010 - 18h34
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

Um aposentado chinês criou um novo design de cama que, em caso de terremoto, automaticamente se transforma em uma espécie de bunker e protege quem estiver nela de sofrer suas consequências. Nesta quarta-feira, a invenção tornou-se uma patente nacional.

Cama se tornou patente nacional nesta quarta-feira
Cama se tornou patente nacional nesta quarta-feira
Foto: Reprodução

O objeto, composto por módulos, incluindo armários em cada ponta e uma placa móvel (com rolamentos) com capacidade para suportar cargas elevadas, pode ser usado normalmente para dormir e armazenar objetos. No caso de um terremoto, suas partes se combinam de maneira a formar um abrigo, envolvendo e protegendo seu usuário, explica o site do jornal China Daily.

Elementos para suprir as necessidades básicas para a sobrevivência humana, como água potável e comida enlatada e outros equipamentos, como um megafone e um martelo, podem ser guardados em seus armários, como prevenção. Eles podem ser úteis para ajudar as pessoas a sobreviver por vários dias, até serem resgatadas, diz Wang.

O aposentado de 66 anos conta que vivenciou os terremotos de Xingtai e Tangshan, o que garantiu conhecimentos sobre tais desastres naturais, frequentes em seu país.

Cerca de 70 mil pessoas morreram na região de Wenchuan, província de Sichuan, sudoeste da China, em maio de 2008, quando um terremoto com magnitude 8 atingiu a região. Já em abril deste ano, um terremoto de magnitude 6,9 deixou outros 2.700 mortos em Yushu, uma região no noroeste da província de Qinghai.

Desde que Wang se aposentou de seu trabalho em um instituto local de artes industriais, mostrou bastante interesse por invenções e criações, conta o site Daily Chilli. O designer acredita que sua cama "salva-vidas" é útil principalmente para prédios baixos, feitos em tijolo e concreto, e bangalôs chineses. Esta é sua sexta invenção patenteada, incluindo uma máscara de soldagem automática e um freio de emergência para veículos.

O aposentado deveria ter criado um sistema de rádio-amador para a cama, para ser possível chamar por socorro em caso do inevitável ocorrer, opina ainda o site Geeky-gadgets. A equipe da Geek também sentiu falta da existência de um banheiro, em caso de outros tipos de emergência.

Geek
Compartilhar
Publicidade