PUBLICIDADE

Partido Pirata não consegue vaga no parlamento sueco

20 set 2010 - 16h03
Compartilhar

A eleição para o congresso da Suécia ocorreu nesta segunda-feira, mas o famoso Partido Pirata local não conseguiu nenhum assento no parlamento. Para ascender parlamento sueco, os piratas precisavam de 4% dos votos, mas não conquistaram nem 1%, segundo o site oficial das eleições. A votação é bem menor que a obtida ano passado, quando o "PiratPartei" arregimentou 7% dos votos e conquistou duas vagas no Congresso.

Entre as propostas do partido estão a legalização do compartilhamento de arquivos sem fins comerciais e uma lei para punir o abuso do "copyright". A eleição do partido não afetaria somente a população sueca, já que alguns dos projetos do Partido Pirata para a legislatura envolviam hospedar no país sites "perseguidos", como o WikiLeaks e o The Pirate Bay, afim de protegê-los com imunidade parlamentar de ataques internacionais.

O líder do partido, Rick Falkvinge, disse ao combativo site TorrenFreak que, mesmo com a derrota, esta foi a melhor campanha do Partido Pirata na Suécia. Sobre os motivos da baixa votação, Falkvinge queixa-se que "os outros partidos acobertaram coletivamente as discussões sobre privacidade, cultura e conhecido, já que eles não ganhariam nada mencionando estes problemas".

Geek
Compartilhar
Publicidade