PUBLICIDADE

Apple aprova aplicativo de torrent para App Store

4 out 2010 - 17h59
(atualizado às 18h03)
Compartilhar

A Apple é bem rígida quanto aos aplicativos que permite ter em sua App Store. O BitTorrent é um dos aplicativos na "lista negra" da empresa. No entanto, um desenvolvedor evitou a palavra "torrent" no processo de submissão e conseguiu que um app relacionado ao popular programa fosse aprovado pela Apple.

Empresa, conhecida por ser "control freak" e extremamente pudica, descuidou-se desta vez
Empresa, conhecida por ser "control freak" e extremamente pudica, descuidou-se desta vez
Foto: Divulgação

"Esta categoria de aplicativos é frequentemente usada para infringir os direitos de terceiros. Nós escolhemos não publicar este tipo de aplicativo na App Store", disse a Apple ao explicar os motivos de ter banido serviços de torrent em sua loja.

No último sábado, o IS Drive (conhecido no Cydia como Jack Torrents) foi aprovado pela Apple. Ele permite que os usuários do serviço do Imageshack TorrentDrive possam controlar, baixar e adicionar torrents. O aplicativo custa US$ 4,99 na App Store.

"Eu sei que é perigoso. Provavelmente adicionarei uma função de busca onde o usuário poderá adicionar manualmente o site de torrent que quiserem usar. O aplicativo não foi feito para facilitar a infração das leis e espero que ninguém tenha esta intenção. Mas se um usuário estiver determinado a fazê-lo, por que seria meu problema ou da Apple? Eles poderiam fazer o mesmo no Safari, não?" disse Derek Kepner, o desenvolver do IS Drive em entrevista ao TorrentFreak.

Kepner disse que não viu motivos para que o aplicativo seja rejeitado nas recém-lançadas regras da App Store e tomou cuidado para não usar a palavra "torrent". Também disse que continuará adicionando novas funcionalidades.

Mesmo sendo um aplicativo bem restrito, é notável que a Apple deixou passar um serviço de torrents em sua loja. Um vídeo mostrando como o IS Drive funciona pode ser visto pela url http://bit.ly/b00oXV

Geek
Compartilhar
Publicidade