PUBLICIDADE

Estudo mostra que tecnofobia é definida ainda na gestação

15 out 2010 - 16h23
(atualizado às 16h24)
Compartilhar

Quem acha que a aversão à tecnologia pode ser resolvida facilmente, pode estar enganado: a ansiedade e a "tecnofobia" podem ser produzidas "no útero", de acordo com um novo estudo.

A atitude de uma pessoa em relação às novidades tecnológicas pode ser decidida pelos hormônios aos quais se é exposto antes mesmo dela nascer, de acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido.

Os resultados da pesquisa, que utilizou imagens de ultrassom de fetos saudáveis na vigésima semana de gestação, mostraram que a exposição ao hormônio testosterona antes do nascimento afeta a maneira em que o cérebro se desenvolve, o que pode tornar mais fácil ou mais difícil entender as tecnologias.

O Dr. Mark Brosnan , coordenador da pesquisa, diz ser fascinante que essa exposição à testosterona, antes do bebê nascer, tenha efeitos em as escolha universitária, 20 anos depois. Ele explica ainda que os baixos níveis do hormônio na gestação também estão relacionados à ansiedade no uso de novas tecnologias, como computadores.

Segundo o grupo de pesquisadores, os níveis de exposição ao hormônio encontrados foram maiores em estudantes de ciências da computação, informa o site Daily Mail.

Esses níveis de exposição foram medidos comparando o comprimento dos dedos anelares e indicadores, com as maiores diferenças de comprimento entre eles indicando uma maior exposição à testosterona durante a gestação.O estudo comparou o comprimento dos dedos de 150 estudantes de ciências da computação e encontrou, em todos os casos, uma ligação clara entre as notas dos alunos e as medidas relativas entre seus dedos indicador e anelar, explica o site The Independent.

A equipe avaliou ainda as mãos de 119 alunos de outros cursos e descobriu que um dedo anelar relativamente menor que o dedo indicador está ligado a maiores sensações de ansiedade em relação ao uso da tecnologia.A pesquisa sugere então que uma menor exposição ao hormônio testosterona antes do nascimento está relacionada à uma maior ansiedade, em geral.O Dr Brosnan afirma ainda que as pessoas ansiosas, que podem sentir medo ao lidar com equipamentos tecnológicos, geralmente se sentem estúpidas, mas esse estudo mostra que isso não é uma falha, e entender os efeitos desse hormônio pode ser útil para ajudá-las a solucionar o problema.

A pesquisa será publicada no periódico Personality And Individual Differences, da Elsevier.

Geek
Compartilhar
Publicidade