PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Cientistas prometem dispositivo para sentir cheiro pela TV

21 out 2010 - 18h07
Compartilhar

Cientistas japoneses estão desenvolvendo um novo gadget para liberar cheiros que correspondam às imagens vistas em aparelhos de TV ou mesmo em computadores.

O dispositivo enviará perfumes de comidas variadas quando um chef está cozinhando na TV, cheirinho de algodão doce enquanto estiver passando vídeos sobre parques de diversão, ou ainda o aroma do mar, quando alguém estiver vendo as fotos das férias no computador, explica o site do jornal The Daily Mail.

Porém, filmes aliados a odores não são novidade. A tecnologia foi testada pela primeira vez em 1960, em cinemas dos EUA equipados com um sistema nomeado Smell-O-Vision, que liberava perfume em cenas importantes do filme Scent of Mystery.

Mas o antigo gadget, que poderia soltar 30 cheiros diferentes, era barulhento e não ganhou o carinho dos espectadores, que reclamavam que os odores persistiam por muito tempo. Um concorrente surgiu, chamado AromaRama, mas também foi um fiasco. Agora, o novo dispositivo promete liberar fragrâncias mais corretamente, diz o site Mid Day.

A equipe de pesquisadores, que já adaptou uma impressora comum para ser capaz de liberar doses precisas de cheiros, acredita que a invenção, ainda em fase inicial, poderá revolucionar a maneira de assistir TV ou de rever fotos antigas.

Agora, o foco está no desenvolvimento de uma maneira de ligar os odores às imagens, para que uma única impressora possa imprimir cheiro e figura no papel. Já o Dr. Stephen Brewster, da Universidade de Glasgow, na Escócia, estuda as maneiras das pessoas usarem o computador e garante que essa tecnologia pode ter implicações que vão além do entretenimento, como ajudar indivíduos com demência a lembrarem de comer, por exemplo, o que poderia ser conseguido com odores fortes de alimentos, sugere.

Geek
Compartilhar
Publicidade