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TEDxPortoAlegre: como organizar um evento movido a paixão

12 nov 2010 - 17h52
(atualizado às 18h52)
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Treze pessoas que passam oito meses usando seu tempo livre, voluntariamente e sem chefe, para organizar um evento que tem como principal objetivo espalhar boas ideias pelo mundo. Essa parece ser a característica comum a todos os organizadores do TEDxPortoAlegre, evento que acontece na capital gaúcha neste sábado.

Palestrantes do TEDx Porto Alegre foram escolhidos por um único critério: são apaixonados pelo que fazem
Palestrantes do TEDx Porto Alegre foram escolhidos por um único critério: são apaixonados pelo que fazem
Foto: TEDx / Divulgação

O TED (Technology, Entertainment, Design) surgiu há 25 anos como uma conferência anual nos Estados Unidos reunindo os maiores pensadores do mundo em palestras de no máximo 18 minutos. E começou a se espalhar com a realização de eventos locais e independentes, os TEDx, em inúmeras cidades do mundo. É a primeira vez que o TEDx acontece em Porto Alegre, no mesmo espírito das "ideias que merecem ser espalhadas" da conferência da Califórnia.

Com o tema "Paixão que inspira", o TEDxPortoAlegre vai contar com 20 palestras de pessoas que atuam nas mais diversas áreas, como tecnologia, design, negócios e sustentabilidade. Cada uma das palestras terá no máximo 18 minutos, em que o palestrante conta histórias e ideias a respeito daquilo que o apaixona. Tudo para inspirar o público.

O evento veio parar em Porto Alegre por iniciativa do técnico de informática Felipe Figueiredo Rosa. Entusiasta do TED, acompanhou o TEDx São Paulo e o TEDx Sudeste, e teve a ideia de tentar organizar o evento em Porto Alegre. A rede formada pelo TEDx ajudou a colocá-lo em contato com a organização do TED mundial, que concedeu a licença para a realização do TEDxPortoAlegre.

E a organização de um TEDx não é uma tarefa fácil. Foram meses de preparação, captando recursos, correndo atrás de um local, escolhendo pensadores, selecionando o público e mobilizando a equipe. O fato de não ter um chefe para organizar tudo isso foi um desafio, mas superado pela motivação e cooperação do grupo. "Todo mundo tinha uma alta carga de entusiasmo para chegar até o final", diz Danielle Miranda, estudante de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e uma das organizadoras.

A heterogeneidade do grupo, que tem de publicitários a engenheiros, e até mesmo um Papai Noel, também ajudou. "Tivemos que aprender a lidar com a diferença, e foi muito rico trabalhar com pessoas diferentes", diz Danielle.

A escolha do grupo foi feita por reuniões, que tinham como objetivo ver quem entendia a proposta e estava dentro do clima do TED, características muito mais importantes do que alguém com experiência em organização de eventos. "Este é um evento colaborativo, e cada pessoa é importante para o trabalho final", diz Felipe.

A paixão, tema dessa edição, também esteve presente durante todo o trabalho. "O TEDx é uma mobilização em torno da causa de espalhar boas ideias. Tem que ter uma certa paixão para se trabalhar nisso", afirma o publicitário Alexandre Godoy, que também faz parte da organização.

As redes sociais tiveram um papel fundamental para a realização do TEDxPortoAlegre. Desde a mobilização e seleção do público até a escolha dos palestrantes, tudo passou por ferramentas como Twitter e Facebook. "O TEDx acabou unindo muito pelas redes sociais e traduz muito bem o momento que estamos vivendo, de juntar pessoas e encurtar distâncias", diz Danielle.

Dos 20 palestrantes, dois foram escolhidos pelo público, o Papai Noel Elio Lazzarotto e a jornalista Carmela Grüne. Sempre levando o tema do evento: "Para a gente, era muito mais importante alguém apaixonado pelo que faz do que um exímio técnico da área em que atua", afirma Godoy.

O público também passou por uma seleção, já que o espaço disponível no Theatro São Pedro é muito menor do que o número de interessados. Os organizadores queriam um público diversificado, e para isso analisaram o perfil de cada um dos que se inscreveram para assistir, caso a caso.

Depois de responder a um questionário que envolvia descrever realizações pessoais e alguma ideia para o futuro e como colocá-la em prática, os candidatos eram pesquisados nas redes sociais. "Escolhemos pessoas com perfis diferentes que possam ajudar a aumentar a rede e a comunidade do TEDx", diz Felipe.

Tudo isso sem contar o boom que o evento teve, e que provavelmente não teria sem a ajuda das redes sociais. "O TEDxPortoAlegre foi totalmente trabalhado e gestado nas redes sociais. A mídia tradicional se interessou pelo evento porque viu nele um fenômeno. Mais de 670 mil pessoas falaram ou foram atingidas pelo TEDxPortoAlegre no Twitter e no Facebook", afirma Godoy.

Organizadores escolhidos e motivados, participantes e palestrantes selecionados, ainda faltava o dinheiro. "Captar recurso não foi tarefa fácil. As empresas demoraram um pouco para entender a proposta do evento, um formato diferente de mobilização. Veio com gente que entendeu a capacidade que o TEDx proporciona de se relacionar com as pessoas", diz Godoy.

Tudo isso, somado a um espaço nobre de Porto Alegre, o Theatro São Pedro, promete "encher os olhos" de quem participar, segundo Danielle, que largou o trabalho de conclusão de curso para ajudar a organizar o TEDxPortoAlegre. "TCC eu posso fazer outra hora. Mas essa oportunidade de aprendizado, de conhecer pessoas, não é sempre. Valeu a pena", afirma.

"Este é um formato de evento totalmente novo para o sul do País, e eu espero que as pessos se motivem a fazer mais e concretizar suas ideias a partir disso", diz Felipe.

Acompanhe no Terra a realização do TEDxPortoAlegre neste sábado, a partir das 9h.

Fonte: Redação Terra
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