PUBLICIDADE

Artistas holandeses apoiam download livre na internet

25 nov 2010 - 16h34
(atualizado às 16h39)
Compartilhar

Na Holanda, sindicatos de artistas se uniram para protestar contra um projeto lei que tornaria ilegal o download de músicas e filmes da internet. Os sindicatos querem que a lei holandesa continue permitindo o download para uso pessoal deste tipo de arquivo, inclusive em redes P2P como os torrents. Como compensação, os artistas sugerem uma taxa sobre MP3 players, cuja arrecadação seria usada para remunerar os artistas.

No futuro, os sindicatos holandeses vislumbram que as próprias conexões à internet seriam taxadas, permitindo que todos baixem músicas e vídeos livremente enquanto os artistas ainda são remunerados, diz o site Torrent Freak. Este tipo de imposto não é uma ideia totalmente nova, pois ainda no final do século XX, muitos países já aplicavam taxas semelhantes a gravadores de fitas cassete.

No Brasil também há uma proposta muito similar à holandesa: um imposto sobre a banda larga de cerca de R$ 3,00 poderia financiar a produção musical brasileira e permitir o download livre de canções pela internet. O estudo é do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da USP, o GPOPAI, mas não consta o apoio de nenhum sindicato ou organização de músicos e artistas brasileiros para esta ideia.

Já na Holanda, o projeto atual taxaria todo o tipo de equipamento capaz de tocar música e vídeo, como iPods, telefones celulares, televisores e afins, acrescentando cerca de 5 euros (R$ 11,50) ao preço de cada eletrônico. A tarifa não cobriria jogos, livros e software, mas somente a troca de arquivos com fins pessoais - arquivos baixados para fins comerciais também precisariam ser negociados a parte. O manifesto pode ser lido na íntegra em http://j.mp/eT17mp.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade