PUBLICIDADE

Robô de Lego assusta ratos em nome da ciência

7 dez 2010 - 12h27
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade de Washington projetaram um robô de Lego criado especificamente para assustar ratos. O Robogator, como foi chamado, pretende compreender melhor o mecanismo de medo nos animais e, possivelmente, em seres humanos.

O Robogator foi projetado para fazer pesquisas sobre medo de maneira mais direta que a tradicional
O Robogator foi projetado para fazer pesquisas sobre medo de maneira mais direta que a tradicional
Foto: Geek / Reprodução

Geralmente as pesquisas associadas a medo em animais utilizam mecanismos análogos "criados por Pavlov", nos quais um sinal como uma sineta ou uma luz é emitido antes de um choque aplicado diversas vezes. Depois de repetida algumas vezes, o animal associa a luz ou sineta ao choque, e "se assusta" com a simples presença do sinal. Este método indireto, porém, tem diversas limitações que o Robogator tenta contornar usando uma abordagem mais realista.

O robô foi criado a partir de um kit Mindstorms da Lego e emula uma ameaça familiar a ratos com sua mandíbula cheia de dentes projetados. O rato é então solto em uma gaiola em que há um "ninho" seguro e um alimento que é colocado em distancias diferentes a cada vez.

A presença do assustador robô faz as cobaias buscarem menos o alimento, até que suas amídalas (as que ficam no cérebro, não as da garganta) sejam lesionadas. Neste caso, os ratos perdem o medo e se arriscam muito mais em busca do alimento. Ao hiperestimular as amídalas, o contrário acontece e os ratos praticamente não saem em busca de alimento.

O resultado da pesquisa está longe de ser revolucionário, pois já é sabido que as amídalas exercem um importante papel na sensação de medo em humanos e animais. É justo o robô de lego e sua a abordagem "semi-naturalística" que garantiu ao artigo o destaque no periódico científico PNAS em que foi publicado. Vídeos do experimento podem ser acessados no site do laboratório (http://j.mp/hpcM7I).

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade