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Crianças assustam pais com compras em aplicativos da Apple

9 dez 2010 - 11h56
(atualizado às 15h17)
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The Smurfs' Village, um jogo para iPhone e outros gadgets da Apple, foi lançado há um mês e rapidamente se tornou o aplicativo de maior lucratividade do iTunes, mesmo que tenha download gratuito. Então, de onde esse dinheiro veio? Kelly Rummelhart, de Gridley, na Califórnia, tem uma parte da resposta. Seu filho de quatro anos estava usando seu iPad para jogar e gastou US$ 66,88 no seu cartão de crédito sem saber o que estava fazendo.

Sawyer Rummelhart, 4 anos, mostra o jogo em que gastou US$ 66,88
Sawyer Rummelhart, 4 anos, mostra o jogo em que gastou US$ 66,88
Foto: AP

Kelly não sabia que era possível comprar coisas com dinheiro real dentro do jogo. Seu filho comprou um alqueire e 11 baldes de "Smurfberries", produtos que aceleram o jogo. "Minha maior preocupação era ele riscar a tela. Nunca em meus piores pesadelos eu imaginava que estariam cobrando coisas dele", afirmou a mãe. Mas ela acha que tem sorte de o filho não ter comprado mais nada, como o carrinho de Smurfberries, que custa US$ 59,99.

Kelly é apenas uma entre tantos pais que foram surpreendidos com as compras de Smurfberries e outros itens virtuais em jogos da App Store. Entre os comentários do jogo The Smurfs' Village na loja virtual, os 17 mais bem classificados reclamam do alto custo do "Smurfberries", e duas pessoas chamaram o aplicativo de "golpe".

A Apple começou a permitir que desenvolvedores usassem o sistema de pagamento do iTunes para vender itens em seus jogos e aplicativos no ano passado. Este ano, os desenvolvedores começaram a usar o sistema como a principal fonte de receita para muitos jogos. Dos 10 apps de maior faturamento da App Store, seis são jogos gratuitos para download, mas permitem compras dentro do aplicativo. Quatro dos jogos são fáceis, para crianças. Dois deles, Tap Zoo e Bakery Story, têm itens de US$ 100 que podem ser comprados com apenas dois cliques.

Capcom Entertainment Inc., a desenvolvedora do The Smurfs' Village, disse que as compras inadvertidas por crianças são "lamentáveis". Quando percebeu o que estava acontecendo, a companhia acrescentou um alerta sobre a possibilidade de comprar itens na descrição do aplicativo na App Store, e está incluindo alertas dentro do jogo também. O aplicativo recuou para a quarta posição entre os mais lucrativos da loja virtual.

O aviso alerta os pais, mas é difícil que ele impeça crianças que não sabem ler e ainda não entendem o dinheiro. Além disso, a opção de compra de US$ 59,99 continua. O porta-voz da Capcom Michael Larson disse que Smurfs não é diferente de nenhum outro jogo, e a opção de compra é útil para adultos que queiram ser "jogadores poderosos".

É bastante provável que a maioria do lucro obtido por esses jogos venha de adultos viciados que querem construir rapidamente suas aldeias Smurf, padarias, zoológicos e fazendas zumbi. Porém, há uma lacuna no processo de compra, que permite que crianças façam isso.

Geralmente, as compras exigem que o usuário digite sua senha do iTunes, mas isso não acontece se ele tiver se logado no sistema há menos de 15 minutos. Isso significa que se um usuário digita a senha para compra ou atualização de um app gratuito e em seguida empresta o equipamento a uma criança, ela não será interrompida por um pedido de senha. Capcom e outros desenvolvedores não têm controle sobre o período de 15 minutos, que é definido pela Apple.

A Apple defende o sistema. O porta-voz Trudy Miller disse que o sistema de senhas é adequado e que os pais podem restringir as compras em aplicativos. Os pais contatados pela reportagem foram ressarcidos dos gastos após reclamar com a Apple e elogiaram a resposta da empresa.

Entretanto, existem razões para acreditar que o tempo limite de senha nem sempre funciona. Andrew Butterworth, de Brooklin, Ontario, sabia como trabalhar com as compras de aplicativos e esperou passar o tempo que o sistema ficava logado. Isso não adiantou, já que o filho já tinha carregado The Smurfs' Village.

"Ele veio orgulhoso me contar que descobriu uma maneira de ter todos os Smurfberries. E logo que eu vi eu soube que ele tinha comprado com meu cartão de crédito. Fiquei espantado de ele ter descoberto uma forma de fazer isso, já que eu tinha certeza de que ele precisaria da minha senha", disse Butterworth. Segundo ele, a senha foi digitada no iPod quatro ou cinco horas antes. As compras do filho custaram a ele US$ 140. O canadense Chris Group afirmou que não tinha feito login no iTunes durante todo o dia, mas seu filho comprou US$ 67 em Smurfberries, aparentemente sem pedir a senha.

TeamLava LLC, desenvolvedora do Bakery Story and Farm Story, disse que os jogos seguem todas as regras e restrições da Apple. Em cada jogo, é possível comprar US$ 99,99 em "pedras preciosas" de uma só vez. Os criadores dos jogos e a Apple dizem que os proprietários dos dispositivos podem desativar a opção de realizar compras. Butterworth ficou satisfeito por ter sido reembolsado, mas ainda acha que o jogo é um "golpe". "Eles fazem um jogo ridiculamente difícil de jogar, e você pode pular todas as partes difíceis gastando dinheiro. Eu acredito que eles sabem exatamente o que está acontecendo", disse.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
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