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Browsers trabalham para bloquear a publicidade personalizada

25 jan 2011 - 15h46
(atualizado às 15h48)
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O Google e a Mozilla anunciaram ferramentas para que os usuários decidam que informações desejam compartilhar com anunciantes online quando navegam pela internet usando o Chrome e o Firefox. A Microsoft também prepara algo nesse sentido para o Internet Explorer. A posição dos três principais navegadores de internet dá ao usuário a opção de fornecer ou não informações sobre os sites que visitou ou localização geográfica para mostrar publicidade personalizada.

Navegadores trabalham para que usuários possam decidir se gostariam de receber publicidade personalizada
Navegadores trabalham para que usuários possam decidir se gostariam de receber publicidade personalizada
Foto: Reprodução / Terra

De acordo com a BBC, a utilização dessa ferramenta de publicidade tem causado preocupação sobre privacidade, e em dezembro a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos decidiu que a tecnologia era pouco transparente. Esse sistema funciona através dos cookies, pequenos arquivos de texto que permitem aos sites relembrar as credenciais do usuário, preferências e produtos comprados online, entre outras coisas, gravados no navegador.

O Google anunciou que o Chrome vai permitir que os usuários saiam por completo desse sistema instalando uma extensão no navegador, mas deixarão de receber os anúncios somente de empresas que aderirem à iniciativa. O Google acredita que a instalação da extensão pode fazer com que o usuário passe a ver anúncios que não são relevantes para ele, informou a BBC. A abordagem da Mozilla é diferente, e incluirá um botão no Firefox que avisará ao site visitado que o usuário não gostaria de receber publicidade personalizada. Já a Microsoft anunciou que o Internet Explorer 9 será lançado com uma ferramenta que bloqueia sites que façam rastreamento online.

Fonte: Redação Terra
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