PUBLICIDADE

Hologramas são ajudantes de segurança em aeroportos britânicos

1 fev 2011 - 16h14
(atualizado às 18h18)
Compartilhar

A partir dessa semana, os passageiros do aeroporto de Manchester, no Reino Unido, irão se deparar com uma novidade. Numa tentativa de diminuir as filas do controle de segurança, foram criados hologramas dos funcionários para lembrarem os viajantes de algumas restrições. As gravações de John Walsh e Julie Capper aparecerão para os passageiros já na entrada do Terminal 1, explicando as restrições de segurança a alguns líquidos e lembrando os viajantes, ao menos aqueles que não atravessarem a imagem, de terem seus cartões de embarque sempre em mãos. As informações são do site Orange News.

Hologramas de funcionários vão dar informações sobre segurança aos clientes dos aeroportos
Hologramas de funcionários vão dar informações sobre segurança aos clientes dos aeroportos
Foto: Reprodução

Segundo os responsáveis pelo aeroporto, Manchester é um dos primeiros a introduzir hologramas no trabalho de preparação do passageiro para o embarque. Julie Armstrong, uma das diretoras do aeroporto, disse que eles estão sempre buscando maneiras de melhorar a experiência dos passageiros, e que mesmo quatro anos depois da introdução das restrições de segurança, os clientes esquecem que não podem carregar certos líquidos. Ela disse também que a administração já tentou de várias formas alertar os viajantes para que eles não precisem tomar seus líquidos ou colocá-los fora, mas que nem pôsteres, nem latas de desodorantes gigantes funcionaram.

Para Julie Armstrong, os hologramas podem ser a resposta, uma vez que o passageiro quase não pode deixar de notá-los. Além disso, John e Julie, os de verdade, já são bastantes populares com os clientes, logo, espera-se que suas imagens virtuais também sejam. A tecnologia desenvolvida pela Musion, a mesma que deu vida à banda virtual Gorillaz, possibilita que outras mensagens sejam gravadas no futuro, ou seja, John e Julie podem até mudar de setor.

Inspiração para um dos hologramas, Julie Capper disse que esperar fazer algo bom através da sua imagem, mas que é estranho se ver virtualmente. Julie também está preocupada com o desempenho do seu eu virtual no trabalho e interessada em saber se, por acaso, ela não poderia mandar a Julie virtual para algumas reuniões, se alguém perceberia.

A moda, que mal começou em Manchester, já se espalhou pelo Reino Unido. O aeroporto de Luton, em Londres, também conta com dois hologramas de funcionários, batizados de Holly e Graham, ou Gram - um trocadilho com a palavra holograma - segundo informações da BBC Brasil. Eles pedem para que os passageiros retirem das malas os laptops, separem objetos metálicos, líquidos e outras substancias antes de passar pelos controles de segurança.

À BBC, o gerente do aeroporto disse que os hologramas chamam a atenção dos passageiros e não sofrem de problemas comuns aos seres humanos, como variações de humor. Ele afirmou também que os hologramas não vão causar desemprego, já que os agentes de segurança não vão ser substituídos pelas figuras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade