Apple lança assinatura de jornais e revistas na App Store
15 fev2011 - 15h23
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
A Apple anunciou nesta terça-feira um serviço de assinaturas de serviços digitais dentro da App Store. Os usuários poderão assinar jornais, revistas, músicas e vídeos da mesma forma que compram aplicativos na loja online da companhia.
As editoras definem o preço e as modalidades de assinatura de suas publicações para dispositivos móveis, e a Apple processa o pagamento. A companhia informou em comunicado que ficará com 30% do valor cobrado, mesmo percentual que recebe hoje na venda de aplicativos. "Nossa filosofia é simples: quando a Apple traz um novo assinante para o aplicativo, a Apple ganha 30%, quando a editora traz um assinante novo ou existente para o aplicativo, o editor mantém 100% e a Apple não ganha nada", disse o CEO da Apple, Steve Jobs, em comunicado.
As editoras poderão continuar vendendo assinaturas de seus produtos para iPad, iPhone e iPod touch fora da loja de aplicativos da Apple, mas a companhia exige que se um editor decide vender uma assinatura digital separadamente, fora do aplicativo, que coloque a mesma oferta, ao mesmo preço, ou menos, para os clientes que desejarem se inscrever dentro da App Store. A Apple também não permitirá mais que sejam colocados links dentro dos aplicativos dos jornais e revistas que permitam a assinatura do serviço fora da loja da Apple.
De acordo com a Apple, no momento da assinatura será dada ao usuário a opção de fornecer ou não à editora seu nome, endereço e CEP. Se o cliente permitir que essas informações sejam passadas, elas ficarão a cargo da política de privacidade da editora, e não da Apple.
Project - criada pela Virgin Media, do magnata Richard Branson, sua primeira edição traz o ator Jeff Bridges, de Tron, na capa. O conteúdo da revista digital oferece textos, vídeos, galerias de fotos, músicas e "conteúdo atualizado diariamente", de acordo com a descrição do produto na App Store. Cada número sai por US$ 2,99
Foto: Reprodução
Alfa - também nova nas bancas e no iPad, o título de "estilo de vida" chega à quarta edição antes para os leitores do tablet. Essa primeira edição é gratuita, o preço das demais ainda não foi divulgado
Foto: Reprodução
Época Digital - integra o conteúdo da revista semanal com o seu website. Também vem com gráficos interativos, vídeos e capacidade de ajustar o tamanho das letras para leitura. Edições avulsas custam US$ 4.99
Foto: Reprodução
Época Negócios Digital - traz o conteúdo do site da revista adaptado para a tela do iPad. Download gratuito
Foto: Reprodução
Exame - o título quinzenal acabou de ser lançado para iPad. Traz vídeos e gráficos, com duas edições gratuitas e as demais por US$ 6,99
Foto: Reprodução
Lola Mag - novata como a Alfa, a revista feminina traz o conteúdo completo da revista e extras em vídeo, fotos, links para o site e "anúncios interativos e com vídeo". Cada edição sai por US$ 4,99
Foto: Reprodução
Veja - traz o mesmo conteúdo da revista impressa semanal, com acesso liberado aos assinantes. Traz recursos multimídia adicionais, como infográficos e galerias de fotos. Cada edição avulsa sai por US$ 4,99
Foto: Reprodução
Wired Magazine - extras exclusivos para o iPad trazem vídeos e entrevistas, fotos em 360 graus e as reportagens da revista impressa. Sai por US$ 3,99, e sua versão inglesa (Wired UK), por US$ 1,99