PUBLICIDADE

BitMate é o novo cliente BitTorrent para conexões lentas

2 mar 2011 - 14h54
Compartilhar

O BitMate é novo cliente para transferência de arquivos via BitTorrent, desenvolvido com fundos do Departamento de Estado dos Estados Unidos para fomentar a utilização deste protocolo em países em desenvolvimento, cuja velocidade da internet ainda não é tão grande.

O principal objetivo do BitMate é melhorar drasticamente a velocidade dos peers para conexões de baixa velocidade, de 5 a 20 kB/s. O Brasil está entre os países alvo do projeto.

O BitMate é uma parceria entre pesquisadores de diversas universidades e foi financiado pelo Departamento de Estado dos EUA. O Dr. Umar Saif, do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT e um dos envolvidos no projeto, contou ao site Torrent Freak um pouco mais sobre o funcionamento do novo cliente.

Segundo ele, o BitMate consegue melhorar a performance em conexões mais lentas sem "trapaças". Entre outras coisas, o cliente prioriza as conexões com outros peers mais lentos, minimizando tráfegos entre ISPs (provedores de internet) e evitando downloads redundantes. De uma forma geral, conta o Dr. Saif, o BitMate promove a cooperação entre peers que possuem o mesmo tipo de velocidade de conexão, em uma relação de reciprocidade.

Durante os testes, os pesquisadores descobriram que, quando comparado com outros clientes, o BitMate conseguiu aumentar em até 70% a velocidade de download em conexões mais lentas, e em até 1000% a velocidade de upload. Para os interessados em testar o novo cliente BitTorrent, seu download está disponível no link goo.gl/yqnLo.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade