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Na tentativa de ajudar o Japão, Microsoft causa má impressão

14 mar 2011 - 15h09
(atualizado às 16h29)
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O mundo assiste, consternado, o desenrolar dos eventos pós-tsunami no Japão. A onda gigante que acometeu cidades ao nordeste do país após um maremoto de 9 graus na escala Richter causou muitos estragos materiais e irremediáveis perdas humanas - algumas estimativas apontam até dez mil mortos.

Microsoft teve de se desculpar pela conta do Bing no Twitter
Microsoft teve de se desculpar pela conta do Bing no Twitter
Foto: Reprodução

Como acontece em toda tragédia desde que a internet surgiu, há muita comoção e informação online. Grandes empresas utilizam suas forças para ajudar, na medida do possível, aos afetados pela fúria da natureza. Hoje, nas áreas afetadas, há racionamento de energia e combustível. Além disso, há escassez de comida e água potável.

A Microsoft decidiu ajudar o Japão. Infelizmente, o setor de marketing do Bing lançou uma promoção. No Twitter, pediu que as pessoas dessem retuite numa mensagem; a cada mensagem repassada, US$ 1 seria doado ao Japão, até o limite de US$ 100 mil.

A repercussão foi bastante negativa. Muitos usuários do Twitter acusaram a Microsoft de estar promovendo o Bing às custas de uma tragédia. Embora sem muita força, tal qual a própria campanha, a hashtag #f**kbing chegou a chamar a atenção e, atingindo seu objetivo, fez a gigante de Redmond rever seu posicionamento.

Horas mais tarde, no mesmo perfil do Bing no Twitter, a empresa se desculpou pela "percepção negativa" da ação. Segundo a mensagem, a ideia era dar às pessoas uma forma fácil de ajudar o Japão. A campanha foi cancelada e os US$ 100 mil limites da promoção, totalmente doados.

A Apple também iniciou uma campanha. O link em seu site redireciona para a iTunes Store e os usuários podem escolher se querem doar US$ 5, US$ 10, US$ 25, US$ 50, US$ 100 ou US$ 200, de uma forma tão simples como comprar uma música ou aplicativo na loja virtual.

Geek
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