PUBLICIDADE

IE9 é lançado; fase de testes teve 40 milhões de downloads

14 mar 2011 - 16h31
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

A Microsoft lança oficialmente hoje o navegador Internet Explorer 9, após uma fase de testes que teve 40 milhões de downloads. Segundo a empresa, 2% dos usuários de Windows já usam alguma versão do novo navegador. "Temos cerca de 1 bilhão de usuários de Windows em todo o mundo", disse Oswaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral da área de consumer e serviços online da Microsoft Brasil. Estudos da própria Microsoft indicam que 57% do tempo dos usuários de Windows é gasto com navegação na web.

Novo navegador - que não roda no Windows XP - estará disponível para download nesta segunda
Novo navegador - que não roda no Windows XP - estará disponível para download nesta segunda
Foto: Reprodução

Veja telas ampliadas do IE9

"Nada mais relevante em desenvolver algo que proporcione melhor experiência da web para eles", afirmou Oliveira. "O browser, porém, não pode aparecer muito. Ele é o teatro que possibilita à peça acontecer", explicou, citando as mudanças na interface do navegador para deixar a página no centro da experiência do usuário.

A Microsoft também bate forte na tecla de que o IE9 é o navegador mais rápido do mercado, usando testes padrão de mercado propostos pelo W3C (World Wide Web Consortium). A companhia admite que existem disparidades em resultados em testes independentes, considerados pela companhia como "testes de comunidades". "Temos que seguir à risca o que o W3C indica", explicou Galileu Vieira, gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil. "E os testes padrão são para garantir que o mesmo código rode em todos os browsers", disse.

Sobre os novos recursos, a Microsoft divulgou alguns dados de uso de sites que já adotaram itens como as "jump lists", atalhos que podem ser colocados na barra de ferramentas do Windows 7 e trazem funcionalidades das páginas. Mais de mil sites em todo o mundo, incluindo Facebook e Twitter, contam com recursos de integração ao IE9. No Brasil, o navegador estreia com parcerias com Buscapé, Gizmodo e Imperdível, entre outros.

Oliveira disse que 87% dos usuários usam a barra de tarefas para abrir sites/aplicativos online, 33% fixaram sites nessa área e apenas 9% navegam na web com mais de oito abas abertas ao mesmo tempo. Sites como o The Huffington Post informaram ter aumento de 11% em páginas vistas e aumento de visita ao site em 49%, segundo a Microsoft.

O Internet Explorer 9 estará disponível para donwload no endereço www.internetexplorer9.com.br ainda hoje e, nas próximas semanas, aparece como opção para atualização no Windows Update. O navegador só funciona nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Vista.

Quem ainda usa o Windows XP precisa utilizar a versão anterior, o Internet Explorer 8. "Percebemos que a migração para Windows 7 será maior, já que o usuário quer novas experiências na web", conclui o diretor da Microsoft.

Fonte: Zumo Notícias
Compartilhar
Publicidade