inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Entenda os formatos de vídeo mais populares

Windows Media Player já está na décima versão. Foto: Divulgação

Windows Media Player já está na décima versão
Foto: Divulgação

A popularização da banda larga e dos serviços de e-mail com grande capacidade de armazenamento está aumentando a circulação de vídeos na Internet. O problema é que a profusão de formatos de arquivos pode tornar a experiência decepcionante. Imagine aguardar o download de um e-mail com vídeo de 25 Mb - possibilidade já oferecida, por exemplo, pelo Terra Mail Gigante - e descobrir que ele não roda no seu micro.

Por isso, montamos este pequeno guia com os formatos de vídeo mais populares. A maioria deles depende de um único programa para rodar. Por exemplo, se a extensão é MOV, você vai necessitar do QuickTime, da Apple. Outros, além de um player de vídeo, necessitam do "codec" apropriado. Acrônimo de "COder/DECoder", codec é uma espécie de complemento que descomprime - e comprime - o arquivo. É o caso do MPEG, que roda no Windows Media Player, desde que o codec esteja atualizado - em geral, a instalação é automática.

Com os três players de multimídia mais populares - Windows Media Player, Real Player e Quicktime -, você dificilmente encontrará problemas para rodar vídeos, tanto offline como por streaming (neste caso, o download e a exibição do vídeo são simultâneos, como na TV Terra). O primeiro vem pré-instalado no Windows, e os demais são gratuitos. Mas é recomendável ter sempre as últimas versões instaladas na máquina. Agora, se você costuma receber vídeos em formatos diferentes dos relacionados abaixo, a melhor solução é apelar para uma espécie de player universal, que reúne todos os codecs. No final deste artigo, sugerimos um gratuito.

Formatos de vídeo mais populares:

Extensão: WMV/WMA
Programa: Windows Media Player
Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos. Também é utilizado para streaming.

  • Clique aqui para baixar o Windows Media Player

    Extensão: ASF
    Programa: Windows Media Player
    Abreviação para Active Streaming Format. Um formato de arquivo da Microsoft para executar vídeo digital via Internet (streaming).

  • Clique aqui para baixar o Windows Media Player

    Extensão: RM/RA
    Programa: Real Player
    É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online. É muito usado para transmissão de áudio por streaming.

  • Clique aqui para baixar o Real Player

    Extensão: MOV
    Programa: Quicktime
    Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows. Pode ser utilizado para transmissões em streaming.

  • Clique aqui para baixar o Quicktime

    Extensão: MPG/MPEG
    Programa: vários (necessita codec)
    O MPEG (de Moving Picture Experts Group) é um formato de compressão de áudio e vídeo mantido pela International Organization for Standardization. O formato de música digital MP3 é baseado em uma das especificações do MPEG. O formato é muito popular para a troca de vídeos na Internet. Como o avi, pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado.

  • Clique aqui para baixar o Windows Media Player

    Extensão: AVI
    Programa: vários (necessita codec)
    Dependendo do codec usado para gerar o vídeo, o arquivo será ou não compactado. Se não for, ocupará um grande espaço no disco. Pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado no computador que vai o reproduzir. A escolha do player depende do usuário: basta abrir as preferências do programa e selecionar os formatos de arquivo desejados.

  • Clique aqui para baixar o Windows Media Player

    Observação: um excelente sistema chamado DivX, considerado o MP3 do vídeo por aliar boas qualidade e compressão, utiliza a extensão AVI.

  • Clique aqui para baixar o DixX Player

    Canivete suíço:

    Os "codec packs", como indica o nome, são pacotes que reúnem praticamente todos os codecs disponíveis. Geralmente, trazem uma espécie de player universal, capaz de resolver qualquer parada. A desvantagem é que eles são somente isso: players. Não oferecem conteúdo e outros recursos e serviços de programas como o Windows Media, o Real Player e o QuickTime.

  • Clique aqui para baixar um codec pack gratuito
  • Redação Terra