PUBLICIDADE

Cenas quentes do filme 'Bruna Surfistinha' viram golpe na web

23 mar 2011 - 16h02
Compartilhar
Elaine Martins

O sucesso do filme brasileiro Bruna Surfistinha já rendeu muito dinheiro, inclusive para criminosos. Para aproveitar a febre nos cinemas, golpistas cibernéticos criaram e-mails com conteúdo malicioso que têm como principal alvo os assanhadinhos da rede mundial de computadores.

A atriz Deborah Secco interpreta Bruna Surfistinha no filme de mesmo nome
A atriz Deborah Secco interpreta Bruna Surfistinha no filme de mesmo nome
Foto: / Redação Terra

Prometendo cenas picantes e inéditas do filme, os e-mails são, na verdade, o que os especialistas chamam de phishing scam. A mensagem traz dois arquivos de vídeo em anexo, incitando ainda mais o usuário a baixá-los.

Ao baixar e executar os arquivos, aplicativos maliciosos são instalados na máquina sem o conhecimento e consentimento do usuário. Um dos objetivos desse tipo de vírus é o roubo de dados bancários e informações de cartão de crédito, além de encaminhar o e-mail infectado para toda a sua lista de contatos.

O conteúdo da mensagem é bem descontraído e promete conteúdo inédito do filme, combinação que faz com que muitos usuários não pensem duas vezes antes de baixar os arquivos e abri-los. A recomendação, como sempre, é nunca clicar em links suspeitos ou abrir anexos sem antes verificar se o e-mail é verdadeiro.

Essa dica também vale para o conteúdo das redes sociais, principalmente quando forem endereços encurtados. A segurança também pode ser reforçada com aplicativos como antivírus e anti-spywares.

Fonte: Baixaki
Compartilhar
TAGS
Publicidade