PUBLICIDADE

"Mobilidade é material", diz executivo do Google em São Paulo

30 mar 2011 - 13h47
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Daniel Pavani
Direto de São Paulo

"Agora é a época dos aparelhos móveis", disse Karim Temsamani, chefe mundial da divisão mobile do Google na palestra Inovação em Mobile: a hora é agora durante o Google Think Infinitive, evento que reúne líderes do mercado publicitário e de tecnologia no Hotel Unique, em São Paulo.

Os programas utilizados pelo autor se baseiam na aleatoriedade, recombinação, modularidade, comum a muitos programas que trabalham com reprodução de imagem
Os programas utilizados pelo autor se baseiam na aleatoriedade, recombinação, modularidade, comum a muitos programas que trabalham com reprodução de imagem
Foto: Clement Valla / Reprodução

Para Temsamani, todos esperam estar conectados o tempo todo, e isso é o principal papel dos celulares e tablets. A grande responsável para isso é a Cloud Computing, ou computação na nuvem, que "permite que todo usuário de smartphone tenha um imenso poder computacional na ponta de seus dedos".

O chefe de tecnologia móvel da Google acredita que os celulares são tão importantes que, atualmente, existem no mundo mais pessoas com acesso a celulares do que a água ou banheiros limpos. Neste sentido, Temsamani afirma que a mobilidade muito deve à Apple e ao que ela fez para mostrar aos usuários o que eles podem esperar de um smartphone.

Em sua opinião, uma das principais funções do Cloud Computing é a busca por voz do Voice Actions, aplicativo com o qual é possível fazer ligações, enviar e-mails, realizar buscas apenas falando com o seu smartphone. Um vídeo da empresa mostrou o quanto é possível tirar deste incrível aplicativo quando se fala inglês. No Brasil, quem tem um aparelho com Android 2.2, já sabe o potencial das buscas por voz mesmo em português.

As tendências para o futuro da tecnologia móvel, segundo Temsamani, são o entretenimento, a praticidade, a localização e as compras, atividades que já são e serão ainda mais facilitadas por um smartphone conectado à internet. Um número interessante apresentado pelo executivo do Google é que o popular game Angry Birds é jogado por um tempo equivalente a 125 anos todos os dias no mundo todo. Além disso, uma em cada três buscas realizadas em smartphones têm a localização de produtos ou estabelecimentos como objetivo.

Temsamani mostrou ainda em sua fala que mobile is material, ou seja, que o acesso móvel já é uma realidade. O País já é o terceiro em número de aparelhos e o segundo em crescimento da rede 3G no mundo. Nos últimos 12 meses, as buscas na página da Google cresceram 6 vezes, um número incrível, segundo ele.

Dirigindo-se aos empresários presentes, Temsamani deu por fim dicas sobre os próximos passos para aproveitar o potencial dos aparelhos móveis, principalmente com relação à publicidade e à propaganda. Ele acredita que alguns passos importantes são a criação de páginas especiais para celulares, o rastreamento de que tipo de aparelho é utilizado pelos clientes para acessar as informações e a utilização das características dos smartphones, como o GPS e o acelerômetro, por exemplo. Por fim, Temsamani, finalizou sua apresentação com a frase It's not too LATE to be EARLY, "não é tarde demais para ser adiantado", na tradução livre.

Google Think Infinitive

O Google Think Infinitive é um evento corporativo do Google Brasil realizado em apenas um dia no Hotel Unique, em São Paulo, apresentado pelo professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e PhD. em comunicação digital, Luli Redfahrer. O Google Think Infinitive reúne importantes executivos do Google e de outras grandes companhias para falar sobre as razões pelas quais os profissionais de marketing precisam repensar suas estratégias para atingir consumidores ligados em tecnologia e como as empresas podem fazer parte dessa onda de inovação. Mais informações sobre o Google Think Infinitive em http://www.thinkinfinite.com.br/.

Geek
Compartilhar
Publicidade