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Google lança recurso +1 para competir com Facebook

30 mar 2011 - 16h46
(atualizado em 1/4/2011 às 16h48)
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O Google irá permitir que usuários apóiem resultados de buscas e páginas da web, um passo importante em seus esforços para agregar características de redes sociais a seus produtos, em meio à competição crescente com o Facebook.

Alguns usuários já estão vendo os botões  1 ao lado dos resultados de busca nesta quarta-feira
Alguns usuários já estão vendo os botões 1 ao lado dos resultados de busca nesta quarta-feira
Foto: Reprodução

O novo botão, chamado de "+1", já começa a aparecer junto a resultados de buscas do Google para alguns usuários na quarta-feira. Assim, pessoas poderão recomendar resultados específicos de buscas a seus amigos e conhecidos ao clicarem no botão.

O novo recurso é lançado um ano depois que o Facebook começou a oferecer os botões "Curtir" para websites, criando um sistema personalizado de recomendações que, segundo alguns analistas, pode gradualmente desafiar os algoritmos tradicionais que compõe o mecanismo de buscas usado atualmente para buscar informações online.

Para o Google, que gerou cerca de US$ 29 bilhões em receita no ano passado, provenientes principalmente de anúncios que aparecem nas páginas de buscas, manter seu papel como principal porta de acesso à informação na internet é de grande importância.

O Google afirmou que as recomendações +1 também vão aparecer nos anúncios pagos que o Google mostra ao lado dos resultados de buscas. Em testes internos, o Google descobriu que incluir as recomendações aumenta o número de pessoas que clicam em anúncios, afirmaram executivos à Reuters na terça-feira.

Mais tarde, o Google pretende permitir que outros sites tenham botões +1 diretamente em suas páginas, afirmou a empresa.

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