inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Wikipedia, uma enciclopédia feita pelos usuários

Página principal da Wikipedia . Foto: Divulgação

Página principal da Wikipedia
Foto: Divulgação

Dentro de muito pouco tempo, a Wikipedia nem precisará de apresentação: a enciclopédia online de conteúdo livre, na qual qualquer um pode participar, cresce em ritmo incessante e cada vez tem mais colaboradores pelo mundo afora.

Graças ao formato digital, as enciclopédias deixaram de pesar quilos e ocupar mais da metade da estante da sala. Agora, a cada dia mais popular Wikipedia (http://wikipedia.org/)revolucionou o conceito. Não apenas em relação ao formato, já que se encontra alojada na Internet, mas também quanto à elaboração e acessibilidade para os usuários. É gratuita e livre, e qualquer pessoa interessada pode colaborar para torná-la mais extensa.

A idéia por trás desse ambicioso e interessante projeto é criar enciclopédias livres em todos os idiomas, graças à colaboração dos internautas. Do peixe-boi às pirâmides de Gizé, de informações sobre o Papa João Paulo II até a história da Comunicação, tudo isso e mais um pouco pode ser encontrado nos mais de 33,2 mil artigos da versão em português (http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal).

Como era de se esperar, a versão em inglês é a precursora, a que lidera o projeto. Nasceu em 15 de janeiro de 2001 e, quatro anos mais tarde, chega a 490 mil artigos. Jimmy Wales é o fundador da Wikipedia e o diretor da Fundação Wikimedia, que está por trás do projeto.

De acordo com os dados de dezembro de 2004, a Wikipedia já ultrapassou a cifra de um milhão de artigos escritos em cerca de 80 idiomas. Seu crescimento é vertiginoso e a boa acolhida por pessoas do mundo inteiro dispostas a dedicar seu tempo para escrever artigos - revisando-os e atualizando-os, em um processo de colaboração sem precedentes - é surpreendente.

A versão em português tem um total de 62.040 páginas no banco de dados, incluindo páginas de discussão, páginas sobre a Wikipedia, rascunhos e outros. Há atualmente 5.262 usuários registrados.

O que é um Wiki?
Wiki vem de um termo havaiano que significa "rápido". Na Wikipedia e em outros sites é empregado para designar uma coleção de páginas de hipertexto, as quais se caracterizam por poderem ser visitadas e modificadas por qualquer um, livremente.

Também se utiliza o termo para denominar as aplicações com as quais essas páginas são criadas. O software da Wikipedia se chama MediaWiki e como sua acepção havaiana indica, permite a qualquer um modificar uma página em qualquer momento e poder observar as mudanças imediatamente. Além disso, oferece a possibilidade de visualizar versões anteriores da página modificada, para comprovar sua evolução.

A Fundação Wikimedia
A Wikipedia, um dos 200 sites mais visitados da Web, é um projeto da fundação sem fins lucrativos Wikimedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikimedia), que a administra e mantém. A fundação foi instituída sob as leis da Flórida (Estados Unidos).

Outras iniciativas online de código aberto também são tocadas pela Wikimedia:

A filosofia por trás da Wikipedia prega que a informação publicada seja completamente neutra, por isso os artigos não são assinados e os escritores devem buscar a máxima imparcialidade. Para garantir a neutralidade e evitar os erros, a Wikipedia tem um mecanismo interessante que consiste na possibilidade de qualquer um entrar em um artigo e modificá-lo. A isto se chama "revisão por iguais", ou seja, cada artigo escrito é corrigido em tempo real por vários colaboradores do mesmo nível do autor.

A Wikipedia está se convertendo em uma fonte de informação cada vez mais usada por jornalistas, estudantes e pesquisadores.

Como ser um wikipedista
Para ser um wikipedista, ou colaborador neste projeto, a primeira coisa é ter bem claro que todos os conteúdos (texto ou imagens) que se agreguem estão livres de direitos autorais; e adotar um ponto de vista imparcial.

O passo seguinte é pôr mãos à obra. Na rede da Wikipedia, o interessado encontrará amplas informações sobre como começar a escrever.

Se o que você deseja é criar uma wiki do zero, deve primeiro comprovar, pela busca no site, que não existe uma página a respeito do tema sobre o qual você quer escrever. Ou então, pela capa da Wikipedia, entrar na seção "Artigos a espera de autor", onde estão listados temas por serem publicados.

No caso de qualquer dúvida, basta recorrer a uma das inúmeras ajudas que se encontram na Web as quais, além de mostrar o procedimento, explicam ao wikipedista as normas de estilo da enciclopédia e o que deve conter cada artigo - ou wiki.

No caso de desejar modificar um texto já escrito, basta clicar sobre o botão "Editar" que aparece na página wiki em questão. Vai aparecer uma página com uma caixa de texto onde se pode fazer as alterações. O passo seguinte é salvar a página.

Os artigos escritos no momento em que são editados passam a ser conteúdo livre, que qualquer um pode tocar e modificar como quiser. Quem deseja expressar abertamente sua opinião, a enciclopédia oferece fóruns associados aos artigos.

Outra forma de colaborar é atender ao apelo no final da página: "Se a wikipedia ou algum de seus projetos paralelos lhe é útil, por favor considere a possibilidade de fazer uma doação (http://wikimediafoundation.org/wiki/Coleta_de_fundos). Doações são utilizadas principalmente para comprar novos equipamentos e alocar recursos para novos projetos." Agora, é com você!

Redação Terra