PUBLICIDADE

Imagens feitas com a técnica time-lapse mostram a Via Láctea

26 abr 2011 - 13h51
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Rafael Maia

O fotógrafo Terje Sørgjerd usou a técnica time-lapse para capturar uma série de imagens da Via Láctea e do céu dos dias 4 a 11 de abril deste ano na montanha El Teide, nas ilhas do Atlântico, para construir um vídeo, que pode ser visto pelo endereço http://bit.ly/esQ85y.

Terje contou ao Terra que andou durante sete dias sem dormir para fotografar a via láctea na montanha El Teide, na Espanha
Terje contou ao Terra que andou durante sete dias sem dormir para fotografar a via láctea na montanha El Teide, na Espanha
Foto: Divulgação

Teide, que é uma das ilhas do Atlântico que estão próximas à costa da África e pertecem à Espanha, possui elevações de até 3,718m, segundo o site da Unesco. Trata-se do ponto mais alto da Espanha e de todo o oceano Atlântico, sendo por isso um local privilegiado em que estão diversos observatórios científicos.

Para conseguir as imagens, Terje contou ao Terra que não dormiu durante os sete dias de expedição. A técnica usada, chamada time-lapse, consiste em tirar diversas imagens de um mesmo cenário durante algumas horas. Depois, é necessário montar essas imagens e transformá-las em um vídeo. O objetivo é que se perceba a progressão do tempo sem que se espere o real tempo que se passou.

Terje usou uma máquina Canon 5D Mark II e contou que há poucos ajustes nas imagens, todos feitos manualmente na máquina. Não houve o uso de Photoshop ou de HDR - técnica de High Dinamic Range - por meio da qual se consegue absorver o maior número de detalhes de um cenário.

O fotógrafo possui um perfil no Twitter (TSOPhotography) com mais vídeos de natureza.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade