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Nikon anuncia filial no Brasil com investimento de US$ 10 mi

27 abr 2011 - 10h59
(atualizado às 16h46)
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Simone Sartori
Direto de São Paulo

A Nikon, um dos principais fabricantes mundiais de câmeras, lentes e acessórios fotográficos e concorrente direto da Canon, anunciou no fim da manhã desta quarta-feira, em São Paulo, a implantação da primeira unidade da companhia no Brasil. Com investimentos de US$ 10 milhões, a sede brasileira também será a primeira subsidiária da Nikon na América Latina. Além da comercialização de produtos, um dos destaques será a assistência técnica especializada e o suporte aos clientes. A central de prestação de serviços funcionará em um prédio na Avenida Paulista.

O executivo japonês Koji Maeda presidirá as operações da companhia no Brasil
O executivo japonês Koji Maeda presidirá as operações da companhia no Brasil
Foto: Léo Pinheiro / Terra

Presente em mais de 80 países, a principal concorrente da Canon quer comercializar sua linha completa de câmeras, que inclui modelos compactos e DSLRs (Digital Single Lens Reflex), lentes, acessórios fotográficos e equipamentos para laboratórios, como microscópios de precisão.

A expectativa inicial da empresa no Brasil - que tem como foco principal o fotógrafo amador e o amador avançado - é se tornar "um dos principais players no mercado de fotografia" dentro de pelo menos três anos. Isso significa conquistar a fatia de 15% do mercado de câmeras compactas e 40% das câmeras reflex (DSLRs). O setor consome, por ano, cerca de 7 milhões de câmeras.

O gerente de marketing e vendas da subsidiária no Brasil, Joel Garbi, admite que as projeções para conquistar o mercado local são ambiciosas. "Segundo a empresa de pesquisa de mercado JFK, a participação anual da Nikon no mercado brasileiro é de 1% na área de câmeras compactas. No setor das câmeras reflex é de 17%. Nosso objetivo é chegar a 15% nas câmeras compactas e 40% das câmeras reflex em até três anos. A nossa ambição é grande, mas ela é grande como a marca e acho que podemos sonhar com isso", disse ele.

De acordo com o presidente da unidade brasileira, Koji Maeda, o fato de o Brasil ter "consumidores fiéis" da marca pesou na decisão da companhia de iniciar suas operações. "Escolhemos o Brasil por ser o maior mercado desse continente e por ter uma importante base instalada com muitos consumidores fiéis. No primeiro ano de atividades da Nikon do Brasil, a nossa previsão de vendas é de R$ 100 milhões, além de contribuir para a atividade fotográfica do País", afirmou Maeda. A empresa também mira eventos esportivos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Assistência técnica

Além do oferecer a linha completa de produtos fotográficos, que possui cerca de 300 itens, a Nikon no Brasil vai oferecer assistência técnica e serviço de atendimento ao consumidor (SAC), tudo centralizado em um prédio na Avenida Paulista, em São Paulo. O canal de atendimento já entrou em operação através do número 0800-88-64566 (ou 0800-88 NIKON).

Uma campanha publicitária chamada "Eu sou Nikon" será lançada amanhã no País e, segundo a empresa, mostrará "pessoas reais vivenciando situações do cotidiano".

"Teremos essa campanha publicitária que visa divulgar a marca Nikon. Fora isso, a equipe de vendas vai trabalhando para colocar os nossos produtos no maior número possível de pontos de venda, para que a gente seja visto, antes de mais nada", disse o gerente de marketing e vendas, Joel Garbi.

O site da Nikon no Brasil já está no ar no endereço http://www.nikon.com.br/. A empresa, que deve ter 2 mil pontos de venda em até dois anos, ainda não definiu se o site terá oferta online de produtos. A expectativa, porém, é que os lançamentos mundiais sejam feitos ao mesmo tempo no Brasil.

Faturamento

Atualmente, o faturamento mundial da Nikon é estimado em US$ 10,5 bilhões entre abril de 2010 e março de 2011. O executivo japonês Koji Maeda, que já trabalhou na sede da Nikon no Japão e nos Estados Unidos, presidirá as operações da companhia no Brasil. A empresa atua no mercado fotográfico desde 1917 e possui unidades em mais de 80 países. A Nikon tem ainda divisões no Canadá, Estados Unidos e México.

Fonte: Terra
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