PUBLICIDADE

Geek usa Arduino para fazer filme com fantoches digitais

29 abr 2011 - 17h59
Compartilhar

Quem acha que os fantoches perdem a graça depois de uma certa idade pode até ter razão, mas um geek alemão mostra como uma diversão da infância pode virar coisa de adultos de posse de um controlador Arduino e uma ferramenta de criação de animações.

O responsável pela criação é o alemão Friedrich Kirchner que trabalha há algum tempo com o desenvolvimento de animações. Para isso, ele utilizou o MovieSandbox , uma plataforma de código livre desenvolvida por ele mesmo para a criação de animações para Windows e Mac OSX ¿ e logo também em Linux.

Utilizando meias ¿ é claro! ¿ para os fantoches, mas com sensores de dobra na posição da boca e ligados a um controlador Arduino, o geek transmite os movimentos da boca dos fantoches para a boca de dois peixes de animação.

Além disso, ele ainda adicionou três botões à placa Arduino, responsáveis por controlar três diferentes câmeras para a cena. O resultado pode ser visto em um vídeo no Vimeo (goo.gl/r0RqR).

Uma das coisas mais interessantes, porém, foi postada por um leitor do site Hack A Day, que indicou um vídeo do YouTube (goo.gl/w7aWW) de um fantoche digital criado com o Kinect, da Microsoft. O hack foi criado pelos designers Emily Gobeille e Theo Watson, conforme conta a página Kinect Hacks.

Geek
Compartilhar
Publicidade