PUBLICIDADE

Terra é 1º portal a se comprometer com o Dia Mundial do IPv6

10 mai 2011 - 13h55
Compartilhar

Com o esgotamento de endereços IPs do IPv4 nos próximos meses (http://ipv6.he.net/statistics/), as empresas terão que estar preparadas para que suas aplicações e sistemas tecnológicos funcionem em IPv6, a nova versão do protocolo de comunicação na internet. Em pouco tempo, o IPv6 será a única possibilidade para os internautas navegarem na internet, pois são estes endereços que permite a conectividade dos dispositivos à rede mundial.

Portal já está apto para mudar suas aplicações para a nova tecnologia, gradualmente, e sem impactar os usuários
Portal já está apto para mudar suas aplicações para a nova tecnologia, gradualmente, e sem impactar os usuários
Foto: Reprodução

A necessidade do suporte ao IPv6 ganha ainda mais importância à medida em que cada vez mais dispositivos como celulares, câmaras, televisores, etc ("internet das coisas") estão conectados à rede de maneira quase permanente. E todos eles precisam do seu endereço IP para funcionar.

No Dia Mundial do IPv6, 8 de junho de 2011, o Terra, Google, Facebook e Yahoo! estarão entre algumas das maiores organizações que colocarão à prova por 24 horas seu conteúdo em IPv6. O objetivo é motivar as organizações, como portais de internet, fabricantes de hardware, provedores de acesso à internet, fabricantes de sistemas operacionais, a se prepararem para a transição ao IPv6 antes que o IPv4 acabe.

O Terra foi a primeira empresa de internet no Brasil a ter 100% da infraestrutura de rede pronta para operar em IPv6, até antes mesmo das principais operadoras de telecomunicações. O portal adotou o "dual stack", tecnologia que possibilita às aplicações interagirem tanto no protocolo atual como no IPv6, sem interferências.

O processo da implantação do IPv6 em toda a rede começou em setembro de 2008 e durou quase um ano. Agora, o Terra já está totalmente apto para fazer a transição de suas aplicações para a nova tecnologia, gradualmente, e sem impactar os usuários do portal.

"O Terra é referência na aplicação de novas tecnologias e, no caso do protocolo de internet, não poderia ser diferente. Assim que o problema do esgotamento de endereços IPv4 foi identificado, o portal se adiantou e preparou a rede para garantir a migração para o IPv6 de forma mais segura", afirma Marco Schilling, vice-presidente de tecnologia do Terra.

Mais informações podem ser obtidas nos endereços isoc.org/wp/worldipv6day/ e www.ipv6.br/

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade